Abertura da vacinação contra a gripe acontece na Associação Abrigo São Vicente de Paulo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira, por meio da Coordenação de Imunização abriu na manhã desta sexta-feira (26/4), a campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) na Associação Abrigo São Vicente de Paulo (Lar de Idosos), localizada no bairro Novo em Guarabira. Cerca de quarenta idosos, mais funcionários e colaboradores da entidade foram imunizados.

O prefeito Zenóbio Toscano, a primeira-dama e secretária da Mulher Léa Toscano, o vice-prefeito Marcus Diôgo e o secretário de Assistência Social Elias Asfora, que prestigiaram o evento, também receberam a dose da vacina. O secretário de Saúde Welligton Oliveira e a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo, de igual modo, estiveram presentes. Uma equipe da UBS do Bairro Novo esteve apoiando a ação.

A vacinação vem obedecendo um cronograma desde o último dia 15 pelas UBS’s e PSF’s da Zona Rural do município. Bem como, nas unidades de saúde dos bairros da cidade.

Na manhã do próximo sábado, 4 – Dia D da Vacinação, a SMS disponibilizará de um estande no Calçadão da D. Pedro II, nas proximidades do antigo girador central, onde estará com uma equipe imunizando e orientando as pessoas sobre como se proteger da Influenza. E Todas as UBS’s urbanas funcionarão até às 17h.

INFLUENZA (Por Ministério da Saúde) – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Veja mais fotos clicando aqui