Acesso principal para caminhões e instalações do aterro sanitário estão em fase de conclusão

As obras de construção do aterro sanitário que atenderá, além de Guarabira, mais 25 municípios por estarem integrados no Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires), seguem em sua fase de conclusão, conforme mostram as imagens registradas pela Codecom, na tarde desta segunda-feira (10).

O aterro estará situado a uns 200 metros da rodovia PB-073 e a uns 10 km da cidade de Guarabira. De acordo com a diretoria do Consires, a previsão de conclusão da obra será realizada no primeiro semestre deste ano e assim os municípios passarão a destinar o lixo de forma correta, trazendo mais qualidade de vida, sustentabilidade, tal como o fim dos lixões a céu aberto.

O aterro sanitário é um método de disposição final de resíduos sólidos fundamentado em princípios básicos de engenharia, normas técnicas e operacionais específicas, a fim de acomodar os resíduos sólidos compactados, sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde pública. De acordo com uma definição clássica, é um local destinado ao aterramento e tratamento de resíduos, previamente preparado com sistemas de impermeabilização de base e das laterais, de drenagens de líquidos percolados (chorume), de águas pluviais e de gases, de sistema de tratamento de lixiviados.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens.