Auxiliares de Limpeza Urbana decidem doar suas cestas básicas a catadores

Na manhã desta sexta-feira (27/12) o secretário da Sumasa Alcides Camilo esteve com os auxiliares de limpeza urbana fazendo entrega de 60 cestas básicas aos catadores de lixo, no bairro Mutirão.

A lista dos catadores, num total 60 pessoas, foi organizada pela Associação dos Catadores, a qual esteve representada pelo presidente Batista e a vice Rosineide Marinho.

As cestas foram doadas pela Prefeitura aos Garis. Porém, de acordo com o secretário Alcides, o prefeito em exercício Marcus Diogo, em proposta, perguntou aos Garis se eles queriam as cestas básicas ou poderiam os mesmos entregar aos catadores do lixão. Por unanimidade todos opinaram por fazer a doação das cestas aos catadores. E nesta sexta os próprios agentes de limpeza foram realizar a entrega

Lixão x Aterro Sanitário

Com o breve funcionamento do Aterro Sanitário, que se encontra em fase conclusiva, o lixão de Guarabira está com os dias contados para ser desativado, sendo assim, os catadores de lixo passarão ser Coletores de Recicláveis. Para isso os moradores terão a simples tarefa de antes de colocar o lixo para fora, separar o lixo orgânico (que apodrece), do inorgânico (plástico, papel, vidro, etc.), pois os coletores de recicláveis passarão coletando o inorgânico e o carro coletor de lixo da prefeitura levará apenas o lixo que se decompõe.