Educação de Guarabira protagoniza no 15º Seminário Nacional de Educação do Instituto Alpargatas, em João Pessoa

O Instituto Alpargatas fechou com ‘chave de ouro’ as atividades de 2017 em parceria com escolas públicas de diversos municípios brasileiros, com a realização do 15º Seminário Nacional de Educação, Esporte e Cultura; que aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), nessa terça-feira (28/11). Na ocasião, foram realizadas palestras, apresentações de danças e a entrega das premiações aos alunos vencedores das melhores redações e do Prêmio Gestão Nota 10. Onde, na oportunidade três grupos de danças de escolas de Guarabira protagonizaram o evento, sendo as únicas convidadas para se apresentarem durante o seminário. Além disso, o município teve uma aluna vencedora do concurso de redação do IA, e ainda arrematou dois troféus do Prêmio Gestão Nota 10.

O evento foi aberto pelo diretor executivo do Instituto Alpargatas, Dr. Berivaldo Araújo, o qual agradeceu e parabenizou todos os municípios convidados por estarem presentes naquele importante encontro. O seminário contou com a presença de representantes do PNUD (Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento), do cantor, compositor e professor, Silvério Pessoa, que ministrou uma palestra musicada, onde abordou o tema do seminário: Educação, Esporte e Cultura; e em seguida professor Dr. Marcos Garcia Neira, titular da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra: A Educação Física Multicultural Pressupostos Metodológicos e Relatos de Experiência.

Os grupos de danças da rede municipal de ensino guarabirense, que foram aplaudidos por integrantes de onze municípios paraibanos presentes no evento – são: um da Escola São Rafael (AMECC) e dois do Centro Educacional Osmar de Aquino.

A aluna Rafaela, da Escola Municipal Antônio Ferreira, da Comunidade do Escrivão, foi uma das vencedoras do concurso de redação promovido pelo IA, entre mais de 120 mil alunos que participaram do certame no pais.

No encerramento do seminário, a coroação para o município de Guarabira, foi ter entre os dez gestores vencedores do Prêmio Gestão Nota 10 – duas representações guarabirenses; sendo a professora Alessandra Toscano, do Centro Educacional Edivardo Toscano (Bairro Rosário) e a professora Adriana Cavalcante, da Escola Municipal Amália Teixeira de Carvalho (Distrito de Cachoeira dos Guedes). Além dos troféus, ambas receberam um cheque nominal as suas unidades escolares, no valor de R$ 5 mil, cada, assinados pelo Instituto Alpargatas.

Liderada pelo secretário de Educação Raimundo Macedo e a coordenadora pedagógica Gracina Pontes, a caravana da educação do município de Guarabira foi ao 15ª Seminário Nacional da Educação do Instituto Alpargatas – composta de alunos, professores, coordenadores, gestores escolares. Para o secretário, fica o comprometimento das escolas com o futuro dos guarabirenses, e parabenizou todos os seus colaboradores, reconhecendo o empenho de cada um pela educação do município. Ressaltando Macedo, das condições oferecidas pelo prefeito Zenóbio Toscano para que a educação guarabirense seja motivo de reconhecimento e de exemplo.

Veja as fotos do evento