Nasf e parceiros realizam Feira da Saúde: Combate a Doenças Crônicas, na UBS São José

Foi realizado na manhã desta terça-feira (24/4) na Unidade Básica de Saúde Milton de Moura Resende – UBS São José, a Feira de Saúde: Combate a Doenças Crônicas, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira, por meio de uma parceria entre Atenção Básica em Saúde, Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF Guarabira, Saúde Bucal e UBS’s São José, Nordeste III (Esplanada) e Rosário, respectivamente. A importante ação e promoção em saúde é parte do cronograma das festividades dos 10 anos de criação do NASF.

Bastante concorrida, a Feira contou com serviços de Aferição de Pressão Arterial, Atendimento Médico, Triagem Odontológica, Vacinação (inclusive contra a Influenza), Testes Rápidos, Antropometria, Verificação de Glicemia Capilar e Auriculoterapia; este último bastante procurado pelas pessoas durante o evento.

Estiveram presentes o secretário de Saúde Wellington Oliveira, a coordenadora de ABS Fernanda Macedo, a coordenadora do Nasf Araceli Ferreira e a sua equipe, a coordenadora do CEO Amellya Paludo; além do secretário de Assistência Social Elias Asfora, que vale destacar ter sido o mesmo submetido à vacinação contra a Influenza e a uma sessão de Auriculoterapia.

Doenças Crônicas – São doenças de longa duração e de progressão lenta, e  muitas, infelizmente, ainda não têm cura. Existem duas categorias de doenças crônicas: as transmissíveis (Aids, Hepatite B e C, e Tuberculose) e as não transmissíveis (asma, bronquite, obesidade, diabetes, hiper e hipotireoidismo, etc.), entre outras.

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem, somente no Brasil, quase 53 milhões de pessoas com pelo menos uma doença crônica. Estima-se que até 2003 teremos um aumento de 50% da população com algum tipo de doença crônica, por conta do atual estilo de vida: obesidade, sedentarismo e estresse, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças crônicas não transmissíveis representam 70% das mortes no Brasil.

Para se prevenir contra as doenças crônicas, sabe-se que tudo na vida precisa ser a base do equilíbrio, com as doenças não poderia ser diferente. Um estilo de vida saudável, buscando a alimentação adequada, a prática de algum exercício físico e cuidar da sua mente, são fatores essenciais para a prevenção de qualquer doença.

Veja fotos da Feira clicando aqui

 

Coordenação de Comunicação