NASF Guarabira realiza “teste da linguinha” através do Projeto Saúde no Território e beneficia centenas de bebês do município

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira através do Projeto Saúde no Território do NASF – Núcleo de Assistência à Saúde da Família está oferecendo, gratuitamente, o teste da linguinha para as crianças do município, de 0 a 2 anos de idade.

De acordo com a coordenadora do NASF Guarabira Araceli Ferreira, o importante serviço teve início no município, a partir de setembro do ano passado (2016). Este ano a ação foi dada por aberta, na Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Juá, onde 32 crianças foram atendidas entre os dias 20 e 23/3.

O referido procedimento é realizado por profissional de fonodiaulogia, além do apoio de nutricionista e fisioterapeuta.

O NASF explica porque realizar o teste da linguinha nos bebês e os motivos da preocupação da Saúde de Guarabira em efetivar tal procedimento.

Ainda conforme dados fornecidos por Araceli, o protocolo de avaliação lingual, também conhecido, como teste da linguinha – foi criado em 2012 com o objetivo de identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar. Pesquisas em todo o mundo têm comprovado a importância do diagnóstico e intervenção precoce dessa alteração.

Em 2014 foi aprovada a Lei nº 13.002, de 20 de julho, que obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua nos bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil. Porém, apesar da lei, o Hospital Regional de Guarabira não realiza o teste da linguinha, segundo a coordenadora do NASF guarabirense.

– A partir dessa problemática o NASF em parceria com as Unidades Básicas de Saúde programou ações para a realização do referido teste em crianças de 0 a 2 anos de idade, em todas as UBS do município. A marcação para a realização do teste acontece através dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s de cada unidade – ilustrou Araceli Ferreira.

O teste da linguinha dará sequência na próxima semana pela UBS do Bairro das Nações, sendo na segunda (27) durante a manhã, terça (28) e quarta (29), durante a manhã e a tarde.

Veja fotos da ação na UBS Juá, clicando AQUI