NESTE SÁBADO: Saúde de Guarabira encontra-se pronta para a realização do Dia D da campanha de vacinação contra o Sarampo

Acontece neste sábado (19/10), em Guarabira, o Dia D da campanha nacional contra o Sarampo. A campanha que foi lançada no último dia 7 pelo Ministério da Saúde, em todo o país, se estende até o próximo dia 25. De acordo com o MS, o objetivo é vacinar crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de cinco anos).

Segundo a coordenadora de atenção básica Fernanda Macedo, a Secretaria Municipal de Saúde, encontra-se com tudo preparado para as ações do dia D, com as USF’s (Unidades de Saúde da Família) funcionado das 8h às 17h. Sendo as unidades dos bairros Clóvis Bezerra, Mutirão, Juá/Nações, Primavera, Rosário, Cordeiro, Nordeste II, Santa Terezinha e Bairro Novo; além de um posto volante.

A meta mínima de vacinação a ser estabelecida compreende 95% do público-alvo.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.