“O Globo” destaca retorno de Zé Katimba à Guarabira após 70 anos longe de sua terra natal

o cantor e compositor Zé Katimba, estará chegando à Paraíba
o cantor e compositor Zé Katimba, estará chegando à Paraíba

Na madrugada da próxima quarta-feira (13), o cantor e compositor Zé Katimba, estará chegando à Paraíba. A volta à terra  natal, foi destacada pelo site do jornal o Globo. (Veja matéria na integra) Há sete décadas, quando ainda era uma criança, ele deixou Guarabira ao lado de sua família, para buscar uma vida melhor no Rio de Janeiro. E agora depois de um longo tempo, muitas lutas e várias conquistas na vida artística, Zé Katimba volta às suas origens. Detentor de um vasto e vitorioso  currículo, o artista guarabirense, foi um dos fundadores da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Recentemente, foi escolhido Cidadão do Samba, pela Riotur, e Personalidade do Ano, pelo Estandarte de Ouro do  jornal O GLOBO. No carnaval do  próximo ano, a Imperatriz Leopoldinense, pretende homenageá-lo na Marquês de Sapucaí, tendo a vida do artista com tema do desfile.  Além de cantor e compositor, Zé Katimba também  participou ativamente , na época da ditadura , da luta contra o regime militar.

O prefeito de Guarabira,  Zenóbio Toscano, está organizando uma recepção calorosa ao cantor: “Entendemos que Zé Katimba é, sem sombra de dúvidas, um grande artista, não só guarabirense, mas brasileiro. Sua história de vida demonstra a importância que tem para a cultura brasileira. Será uma honra para nós recepcioná-lo em Guarabira e na Paraíba”, declarou.

Zenóbio está organizando a agenda do artista e adiantou que em João Pessoa Zé Katimba será recebido pelo secretário de Cultura do estado, Chico César, com quem participará de uma série de eventos. No dia 15, ele irá à Dommus Hall, onde haverá show com os sambistas Alcione e Jorge Aragão. Também está sendo articulada a participação dele no projeto “ Sabadinho Bom” da prefeitura de João Pessoa. Além disso, Zenóbio solicitou uma audiência no Palácio da Redenção, com o governador Ricardo Coutinho. Zé Katimba, também comparecerá a uma série de entrevistas com a imprensa da capital do estado.

Em Guarabira, Zé Katimba receberá uma grande homenagem que será feita pela Câmara Municipal, onde haverá, ainda, o lançamento do livro  “Zé Katimba –  Que grande destino reservaram pra você”, de autoria do jornalista Fernando Paulino, que estará acompanhando o artista. O cantor participará, ainda, de  uma roda de samba com artistas locais, em Guarabira.
A recepção atende a um desejo do sambista, que havia declarado que “gostaria de fazer um show em praça pública na minha terra. Queria também falar com os estudantes de Guarabira, para contar minha experiência de vida, dizer pra eles que é importante resistir”.

Zé Katimba agradeceu o empenho do prefeito Zenóbio Toscano, e em uma de suas declarações afirmou: “Agora, com o retorno à Guarabira, minha vida passará a ser única e completa”.