O que é Plano Municipal de Educação?

O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com a participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos.

Qual a abrangência do Plano?

O plano engloba todo o sistema de ensino de Guarabira, tanto as escolas estaduais, municipais e particulares, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissionalizante à Distância. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.

Qual o objetivo do PME?

O Plano Municipal de Educação de Guarabira tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.
Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisaram e definiram políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município de Guarabira.

Quais os princípios norteadores do PME de Guarabira?

Os princípios norteadores do PME de Guarabira, têm como objetivo garantir a gestão democrática do ensino público, assegurando a participação dos diferentes segmentos da sociedade, através: Planejamento, Participação, Trabalho Coletivo, Responsabilidade, Comprometimento, Colaboração, Compromisso, Autonomia, Identidade e Transparência, na elaboração, aprovação e acompanhamento a implementação do plano.

De quem é responsabilidade de acompanhar a implementação do PME, fazendo o tornar-se realidade?

De todas as forças sociais do município: Secretaria Municipal de Educação, Comissão de Educação do Poder Legislativo Municipal, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Poder Executivo, Ministério Público, iniciativa privada, pais, alunos, professores, gestores e demais profissionais e trabalhadores da Educação.

 

Acesse na íntegra o Plano Municipal de Educação de Guarabira: