PRIMAVERA DO TEATRO: Festival atrai artistas nordestinos, grande público e incentiva a cultura, em Guarabira

Última dia tem entrega de premiações aos espetáculos mais bem colocados e homenagem a Neide Polari, na noite deste sábado.

Com sucesso de público, a 1ª Edição do Festival Nordestino de Teatro “Primavera do Teatro” vem atraindo pessoas de todas as idades ao longo dessa semana. O evento começou no último sábado (23) e encerrará no próximo sábado (30) com a festa de premiação “Troféu Pavão Misterioso”.

“O festival já é sucesso de público. A população está prestigiando o evento. A presença maciça das pessoas registradas nas peças está superando as expectativas. Isso tudo é fruto de uma importante iniciativa do prefeito Zenóbio em resgatar no coração do povo o quão enriquecedor é prestigiar um espetáculo teatral”, aponta o secretário de Cultura e Turismo Percinaldo Toscano.

Tal como o nome do festival sugere, Guarabira entra na “estação das flores” como o palco das maiores manifestações culturais da Paraíba, onde 283 atores de sete estados do Nordeste habitam na cidade, tornando a capital do Brejo como uma grande comunidade artística, pois além de apresentarem seus espetáculos no dia marcado, podem prestigiar outras peças, predominando assim a confraternização entre artistas e público.

“Pra mim o “Primavera do Teatro” caiu no gosto do público sim, pois nosso país vive um momento de muita carência de iniciativas na área cultural e a Prefeitura de Guarabira mostra que está remando contra a maré, por assegurar um projeto como esse, onde a sociedade guarabirense tem a oportunidade de acompanhar de graça produções de alto nível. É realmente impagável!” destacou a atriz sergipana Isabel Santos, que atuou no monólogo “Senhora dos Restos”, no último domingo (24).

“Estou sempre lutando para que fomente mais a linguagem do teatro e do circo e quando vemos o poder público também preocupado com esta iniciativa nós artistas só temos a agradecer e ficamos super felizes por que tá proporcionando um espaço pra nos apresentarmos e também um diálogo mais próximo com o público. O fato das apresentações serem de graça só vem a propagar de maneira mais forte a linguagem artística na sociedade.” frisou Dioclécio Barbosa, que atuou na peça “Clownssicos – Uma Nova História de Amor” no último dia 23.

Vale destacar o cuidado da organização do festival em elaborar em sua programação horários que atendam a diversas faixas de idade, onde o público infanto-juvenil tem espaço garantido nas peças apresentadas às 15h00, e em especial aos estudantes de escolas municipais e da rede privada de ensino. Nesta sexta-feira (29), por exemplo, o “Primavera do Teatro” traz ao público a primeira peça dedicada para bebês de zero a três anos de idade, através da Cia. de Teatro Nós Dois, de João Pessoa.

Em seguida, o horário das 17h00 é dedicado para os espetáculos de rua, onde os grupos teatrais atraem a atenção do público na Praça João Pessoa em uma estrutura montada especialmente para o festival. Já o turno da noite, a partir das 20h00, a platéia lota o Teatro Geraldo Alverga para assistir as peças da categoria adulto, devido a temática forte e abordagens de assuntos polêmicos como traição, conflitos familiares e discriminação social.

Paralelo às atividades cênicas, o festival nordestino “Primavera do Teatro” também abriu espaço para as oficinas de produção e atuação. Segundo a organização do evento, 128 pessoas participaram das quatro oficinas oferecidas durante a semana. Zeno Zanardi, que ministrou a oficina “A Cena Visual – Abordagem da Plasticidade da Personagem” parabenizou o prefeito pela iniciativa ao mesmo tempo em que ressalta o incentivo prestado pelo gestor pela arte e cultura de Guarabira.

Artistas conhecidos do grande público também participam do “Primavera do Teatro”. O ator paraibano Edilson Alves, ministrou a oficina “A Comédia e o Drama – Querer ou Não Querer” para estudantes do C. E. Edivardo Toscano; o ator, que fez sucesso como o personagem Filó do programa “A Hora do Chibata” da TV Tambaú por 14 anos, ensina aos jovens os conceitos fundamentais para o exercício cênico. A atriz paraibana Zezita Matos, com sua trajetória premiada e destaque em 2016 por seu papel na novela “Velho Chico” estará interagindo diretamente com o público, trocando ideías e compartilhando um pouco de sua carreira.

Todos estes fatores fazem com que o festival nordestino “Primavera do Teatro” tenha vida longa no calendário dos eventos anuais de Guarabira e que, mediante seu sucesso, já está em fase de planejamento o Festival de Teatro Estudantil, trazendo cada vez mais a cultura para a vida dos estudantes.