SEMANA DA PÁTRIA: multidão se reúne na Avenida D. Pedro II para prestigiar desfile cívico em Guarabira

Cerca de 5 mil pessoas, entre prestigiantes e participantes, se reuniram na Avenida D. Pedro II, no centro de Guarabira durante o Desfile Cívico da Independência do Brasil, na tarde e noite de quinta-feira (6/09). Com o tema ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Educação levou para a avenida subtemas de sustentabilidade apresentados desde as escolas da educação infantil, creches, até o ensino fundamental; numa forma de conscientização popular.

Antes foi realizado o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal; sendo a bandeira do Brasil pelo prefeito Zenóbio Toscano, a bandeira da Paraíba pelo comandante do 4º BPM, major Gilberto e a bandeira de Guarabira pelo comandante do 3º BBM, major Aragão, sendo acompanhado pela major Jousilene. Em seguida foi iniciado o desfile com entidades convidadas, a exemplo da Polícia Militar, Bombeiros Militar, Autoescola Frei Damião, Associação de Carros Antigos, Clube dos Fuscas.

O brilhantismo na avenida prosseguiu com a presença do admirável Ônibus do saber; a biblioteca infantil volante da Secretaria de Cultura que foi criada na gestão anterior do prefeito Zenóbio. Em seguida os integrantes do CRAS Guarabira, que além da beleza de cores, mostraram o amor pela pátria na passarela através de seus coordenadores, cuidadores, crianças e Grupo de Bem Com a Vida (Terceira idade), ao som marcial da Banda Rainha da Paz de Itapororoca.

A Ordem Demoley da maçonaria guarabirense, Soldados de Cristo da Igreja Congregacional, Studio de Ballet La Dance da professora Mel Machado, os educandários Alegria de Saber e Nossa Senhora de Lourdes, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista e Associação Guarabirense de Tae-kwon-do – deram os seus brilhos à parte na avenida.

Além das escolas e centros educacionais da rede municipal de ensino, da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, do Colégio Executivo – a Banda dos Veteranos fechou com chave de ouro, mostrando o êxito que foi o desfile cívico 2017 de Guarabira

Vale destacar às homenagens feitas pelas escolas municipais Paulo Brandão do bairro Santa Terezinha e Raimunda Ribeiro do bairro São José, respectivamente; onde a unidade escolar do São José, liderada pela gestora Solange Ribeiro, inaugurou a sua banda marcial, que denominou de Bandinha José Ailton da Silva Félix (Professor Ailton, conceituado mestre guarabirense, de matemática, in memoriam). Já a escola da Santa Terezinha, dirigida pela gestora Luana Lafaiet, trouxe uma alusão ao seu patrono o Jornalista Paulo Brandão Cavalcanti (coproprietário do Jornal Correio da Paraíba, in memoriam), a qual faz, a unidade de ensino, 30 anos de fundação no próximo dia 10 de novembro, e trouxe a lembrança em forma de convite popular para avenida, abrindo as festividades comemorativas ao seu patrono.

Do palanque prestigiaram o ato cívico, além do prefeito Zenóbio, a deputada Camila Toscano, os vereadores Neide de Teotônio (presidente), Renato Toscano, Marco de Enoque, Leonardo Macena, Júnior Ferreira, advogado Antônio Teotônio (presidente da OAB Guarabira), professora Rosana Diogo (diretora do Colégio da Luz); os secretários municipais Léa Toscano (Mulher), Raimundo Macedo (Educação), Lula das Molas (Agricultura), Elias Asfora (Assistência Social), Aguiberto Lira (Gabinete), Tonhinho do Inhame (Sumasa), Gilberto Machado (STTrans), Marcos Terena (Transportes), Cid Cordeiro (Comunicação), Franklin Santos (Compras), entre outros colaboradores da gestão municipal.