Zenóbio organiza comitiva de prefeitos que integram o Consires, e conhecem aterro sanitário de Campina Grande

Organizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, uma comitiva de prefeitos que integram o Consires – Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que é formado por gestores municipais do Agreste e Brejo paraibano – estiveram conhecendo na manhã dessa sexta-feira (11/8), o aterro sanitário de Campina Grande. Na oportunidade, os mesmos foram recebidos na Rainha da Borborema pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues e a sua equipe.

O projeto do aterro sanitário campinense serve de modelo para outras regiões, pois, além de atualmente contar com a adesão de sete municípios, em forma de consórcio, tem a Prefeitura de Campina como responsável, funcionando através de uma PPP – Parceria Público-Privada. O mesmo fica localizado próximo ao Distrito de Catolé de Dona Inês, na zona rural de Campina; sendo administrado de acordo com as leis ambientais em vigor, e dispondo de uma célula que suporta a carga de lixo durante todo um ano.

Os municípios que integram o referido consórcio, além de Campina Grande, são Boa Vista, Lagoa Seca, Puxinanã, Montadas, Santa Cecília, Gado Bravo e Barra de Santana; com Matinhas e Alagoa Nova se preparando, de igual modo, para a aderir ao projeto.

– Por atender às novas exigências ambientais, o aterro sanitário de Campina Grande está servindo de modelo para outros municípios brasileiros. Nesta sexta-feira, tivemos a oportunidade de apresentar a nossa experiência na coleta, destinação e gestão de resíduos sólidos para diversos prefeitos do brejo paraibano – escreveu Romero em sua conta no Facebook, após receber os colegas prefeitos do Agreste e Brejo.

Além de Zenóbio Toscano, estiveram na comitiva, os prefeitos Melquiades Nascimento (Mulungu), Mônica Mendes (Pilõezinhos), Jeová José (Alagoinha), Kaiser Rocha (Solânea), José Francisco (Areia), Gilene (Borborema), e ainda o secretário Antônio Marcos, que representou o prefeito Didil, da cidade de Pirpirituba.