Zenóbio vai reformar vagão doado pela CBTU e transformar em biblioteca sobre trilhos do Parque da Estação

Já se encontra na frente do prédio da antiga estação ferroviária, no Bairro Esplanada em Guarabira, um vagão de trem de passageiros doado à Prefeitura de Guarabira pela CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, de João Pessoa-PB. O equipamento chegou à Rainha do Brejo, nesse domingo (23/4) e, o projeto do prefeito Zenóbio Toscano é de recuperá-lo e o transformar em uma biblioteca sobre trilhos; a exemplo do Ônibus do Saber – projeto da gestão anterior de Zenóbio, oriundo da recuperação de um ônibus desativado e, que hoje, além de servir de atração para o alunado, tem o propósito maior, que é o do incentivo à leitura.

O prédio da antiga estação também será reformado, para funcionar o Museu da Ferrovia, sendo o vagão-biblioteca o seu anexo, onde servirá de embarque e desembarque, respectivamente de uma ferramenta cultural para outra. Como se a pessoa estivesse saindo ou entrando em um trem que ora parou na estação ferroviária.

A importante ação é parte do processo de revitalização daquela ampla área, que será denominada de Parque da Estação, a qual estava desativada, onde até os anos 80 movimentou a cidade de Guarabira, com transportes de passageiros e de cargas linha à fora, pela via férrea Conde D’Eu.

Dentro da proposta de criação do Parque da Estação, a Prefeitura recuperou a secular ponte de ferro, instalou uma praça com uma academia de saúde ao ar livre e um parque infantil, está concluindo a construção de uma quadra esportiva de piso com telas laterais, em seguida ainda construirá uma quadra de areia, uma pista de skate, uma pista de Cooper; além disso, irá recuperar a antiga ponte de tábua, que fica por trás da sede da estação.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens do momento da chegada do vagão em Guarabira.