18 DE MAIO: CREAS divulga cronograma de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Guarabira divulgou nesta segunda-feira (17/5) o cronograma da campanha “Faça Bonito” em alusão ao “18 de Maio” ou ‘Maio Laranja’; Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Guarabira através das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e de Políticas Públicas para a Mulher, simultaneamente; além do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente , STTrans e MPPB..

As atividades, de acordo com cronograma, iniciaram na manhã de hoje, com uma entrevista que foi concedida, conjuntamente, pelas representantes do Creas; a coordenadora Heloiza Maria e a psicóloga Natany Costa -, realizada no programa Jornal da Manhã, na Rádio Constelação FM de Guarabira.

Entre a programação, destaca-se a realização de uma carreata, na terça-feira (18) denominada ‘Faça Bonito’, ao invés da tradicional caminhada, devido a pandemia da Covid-19. A concentração acontece às 14h, em frente à sede do Ministério Público, próximo a Catedral de Nossa Senhora da Luz. E fará o seguinte percurso: bairros Mutirão, Lucas Porpino, Santa Terezinha, Alto da Boa Vista, Bairro Novo, Nordeste, Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Vila Padre Cícero e distritos de Cachoeira dos Guedes e Pipiri. Confira após o texto a íntegra de todo o cronograma

Abuso Sexual – É a violação do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

Exploração Sexual – A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Por que o 18 de maio? – Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácidos. Os agressores jamais foram punidos.

Vale destacar que em caso de denúncias, acionar o CREAS, o Conselho Tutelar e o disque 100 ou disque 123.

Outras Notícias