Alto da Boa Vista recebe 6ª Ciranda da Saúde e Cidadania com serviços médicos, estéticos e diversão para criançada

20140518_094243Pela primeira vez, população é atendida pelos médicos cubanos que atuam no município através de Programa do Governo Federal

A Prefeitura de Guarabira realizou na manhã deste domingo (18/05) a 6ª edição da Ciranda da Saúde e Cidadania, na Escola Municipal Dr. Antônio Galdino Guedes, no bairro do Alto da Boa Vista.

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através do NASF e do Núcleo de Atenção Básica e também contou com o apoio da Secretaria da Ação Social, Bem Estar, Família, Criança e Adolescente, atendendo os moradores desta comunidade.

Diversos serviços foram oferecidos à população. Na Saúde constaram as áreas de vacinação, odontologia, oftalmologia, citologia, pesagem e verificação de pressão. Três médicos clínicos também foram disponibilizados, sendo que dois são cubanos, vindos à Guarabira através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Além disto, também foram realizadas ações de estética como corte de cabelo e manicure. Vale lembrar que os dois médicos, Dr. Caza Maior e a Dra. Xênya Zamara, atendem respectivamente nos PSFs da Santa Terezinha e no bairro São José.

As crianças tiveram seus momentos de diversão com o pula-pula e a distribuição de pipocas e algodão-doce. O destaque da ciranda ficou por conta das atividades físicas que contaram com a participação das mulheres que se alongaram, dançaram e se exercitaram. Tudo sob a orientação dos profissionais que atuam no NASF. Em seguida, foi servido um café-da-manhã para todos.

Marcaram presença na Ciranda os secretários Wellington Oliveira (Saúde), Elias Asfora (Bem Estar, Família, Criança e Adolescente), Raimundo Macedo (Educação) e Aguiberto Lira (chefia de gabinete). A Polícia Militar também marcou presença na Ciranda, através do PROERD.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Básica, Fernanda Macedo, afirmou que esta Ciranda traz uma novidade, a disponibilidade dos testes rápidos para sífilis e hepatite B, onde um enfermeiro faz todo o procedimento e o resultado é dado ao paciente num prazo de 20 minutos, no máximo.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens da Ciranda.