CASOS EM ALTA: Governo do Estado avalia “medidas restritivas” para conter avanço do coronavírus

O governador da Paraíba João Azevedo, afirmou neste sábado, 20 de fevereiro, em uma de suas redes sociais, que o número de municípios em estado de alerta causado pelo novo coronavírus aumentou consideravelmente.

O governador não descartou medidas mais restritivas para conter o avanço do contágio causado pelo vírus.

O novo levantamento divulgado neste sábado mostra que cidades na bandeira laranja subiu de 22 para 138 e seis municípios paraibanos foram classificados na bandeira vermelha, a mais restritiva.
Ainda segundo a SMS, 78 municípios estão na bandeira amarela, uma redução de 54% em relação à avaliação anterior e apenas um na bandeira verde.

Apenas um município da Paraíba possui a bandeira verde, a mais flexível das classificativas.

O sistema de bandeiras classificativas, criadas pela Secretaria de Estado da Saúde levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

A chegada das vacinas representa uma importante ferramenta para combatermos este inimigo invisível, mas não pode ser motivo para que abandonemos outras medidas protetivas fundamentais como o uso de máscaras, manutenção do distanciamento social e lavagem das mãos.

Precisamos ficar bem e saudáveis até que a vacinação para COVID-19, tenha alcançado toda Paraíba ao longo de 2021. Só assim poderemos conhecer os efeitos benéficos dessa importante medida protetiva, que também repercutirá na proteção do sistema estadual de saúde, uma vez que a vacina tem papel decisivo na prevenção de casos moderados e graves de COVID-19.

Não é tempo para aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre durante o verão. Os riscos de contágio pela COVID-19 seguem elevados em toda Paraíba. É tempo de cuidado e autoproteção!
A estação mais quente do ano não impede o contágio pelo novo coronavírus, pelo contrário, os encontros sem máscaras, nas praias, praças e parques, entre pessoas que não residem no mesmo domicílio podem ajudar o vírus a espalhar-se ainda mais entre nós.

É tempo para ainda mais perseverança, coragem e compromisso com a proteção de todos! A Paraíba depende de todos nós!“, destaca a Nota Técnica da SMS divulgada neste sábado.

Em sua rede social, o governador destacou que os níveis de contágio no estado voltaram aos patamares observados no meio de 2020.

“A adoção de medidas mais restritivas ou não dependerá muito do apoio de todos. A Paraíba voltou aos níveis de contágio que víamos no meio do ano passado e se faz necessário que voltemos a pensar de forma coletiva, mantendo os cuidados com o uso das máscaras, higiene das mãos e ficando em casa. Repense o encontro com os amigos hoje. Troque por uma chamada de vídeo, uma ligação ou uma mensagem”, declarou o governador.

Até este sábado, 20 de fevereiro, a Paraíba tem 211.282 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Em Guarabira, são 5.326 casos confirmados, sendo um número ativo de 83 casos. Os dados são da SES/SMS.

Outras Notícias