Com Mostra de Cinema Paraibano, Teatro Geraldo Alverga volta a ter exibição de filmes em tela grande.

Exibição faz parte da programação da Semana de Arte e Cultura

Mais um grande evento foi promovido na noite desta quinta-feira (29) pela Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a UFPB pela I Semana de Arte e Cultura no Teatro Geraldo Alverga Cabral. Desta vez foi a vez do cinema paraibano ter seu espaço na programação.

O cineasta Torquato Joel apresentou ao público presente no teatro filmes produzidos na Paraíba, retratando o potencial que o estado tem no desenvolvimento da sétima arte.

DSCF0089De acordo com Torquato Joel, com produções que abordaram um olhar diferenciado sobre o cotidiano de regiões da Paraíba, como o aboio e a “malhação de Judas”, mais que histórias a serem contadas, os curtas feitos por paraibanos servem de inspiração para que mais pessoas busquem fazer cinema no estado.

Com as projeções o Teatro Geraldo Alverga voltou a ter exibições em tela grande, e, após assistirem os curtas, muitas das pessoas da plateia fizeram questão de registrar que há muitos anos não assistiam filmes no local, que já foi ponto de grandes emoções para muitos guarabirenses ao som e imagens de clássicos do cinema brasileiro e mundial.

Clique aqui e confira mais imagens

Além das oficinas, palestras e exposições que estão acontecendo durante toda a semana, também estarão sendo realizadas na noite desta sexta (30) a apresentação do Ballet do Colégio da Luz; e logo em seguida a peça teatral “Deu a Louca na Terra Encantada”, feita por uma equipe genuinamente guarabirense, tendo como diretor Valter Machado. Ambas as apresentações ocorrerão no Teatro Geraldo Alverga. A semana de arte e Cultura se encerra neste sábado (31) com a apresentação da Orquestra de Cordas da UFPB, às 20h00 no Teatro Geraldo Alverga, quando também ocorrerá a entrega dos certificados aos participantes das oficinas.

A Semana de Arte e Cultura é fruto da assinatura de convênio de cooperação técnico-científico e pedagógico entre a Prefeitura Municipal de Guarabira e o projeto “Universidade no seu município” da UFPB. Também são parceiros o SESC/PB, o Colégio da Luz, a Diocese de Guarabira e Quilombola – Laboratório Visual.

O evento tem entre seus objetivos promover a produção cultural e artística da comunidade, levando atrações de importante gosto popular, como grupos folclóricos, palestras sobre literatura afro-brasileira e de cordel e as apresentações das orquestras filarmônica e de cordas da UFPB.

A atual gestão é amplamente reconhecida pelos cidadãos como a que mais está fazendo pelo setor cultural nos últimos anos, seja recuperando e reabrindo equipamentos culturais, como o próprio Teatro Geraldo Alverga, Centro de Documentação, Museu de Artes Sacras; ou investindo nos talentos da terra através da implantação de ateliê coletivo, e apresentações musicais pelo projeto Quinta Tem Talento, seja no Centro da cidade ou itinerantemente nos bairros, entre outros aspectos.