Coordenadora do Núcleo de Atenção Básica divulga relatório com ações realizadas em 2013 em programa de rádio

DSC01326Fernanda Macedo destaca campanhas de vacinação e realização das cirandas de Saúde e Serviços

A coordenadora do Núcleo de Atenção Básica de Saúde de Guarabira, Fernanda Macedo, participou do programa institucional “O Povo Pergunta, o Secretário Responde”, na manhã da última terça-feira (07/01).

Fernanda informou aos ouvintes os avanços que sua equipe, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, desempenhou ao longo de 2013, a exemplo da reforma da Unidade Básica de Saúde no bairro da Santa Terezinha; das ações de combate à dengue, com caminhada de conscientização e ações pontuais em bairros da cidade, das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, onde a população teve a oportunidade de conhecer, por meio de ações educativas, solicitação e realização de exames preventivos, o melhor tratamento contra o câncer de mama, tal como o de próstata.

A coordenadora exaltou a iniciativa da Prefeitura em promover a Ciranda de Saúde e Cidadania, que no ano passado recebeu elogios da população pelas diversas ações que o evento ofereceu, desde exames médicos até atividades culturais, ao longo de suas três edições, realizadas nos bairros do Juá, Santa Terezinha e Rosário.

Com relação às capacitações, a Coordenação de Atenção Básica junto com a coordenação de epidemiologia capacitou técnicos de enfermagem do município que atuam nas Unidades Básicas de Saúde para sala de vacinação. O município atualmente dispõe de todo o seu quadro de técnicos de enfermagem capacitados na teoria e na prática em sala de vacina.

De acordo com Fernanda, foi disponibilizado aos profissionais de nível superior participação nas capacitações oferecidas pela Secretaria de Saúde do Estado, tais como Manejo clínico da dengue, AIDPI neonatal, SIS PRENATAL, atualização em vacinas, etc. “Também capacitamos todos os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde no procedimento de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatite B; testes estes que são ofertados nas próprias Unidades Básicas de Saúde e que são de extrema importância no acompanhamento do Pré-natal.”, concluiu a coordenadora.

Por fim, Fernanda divulgou um relatório contendo todos os dados referentes aos trabalhos desempenhados pelo Núcleo de Atenção Básica, no ano passado. Confira o conteúdo completo do relatório CLICANDO AQUI

Outras Notícias