Coordenadora do SAMU-Guarabira presta contas de suas ações em “O Povo Pergunta o Secretário Responde”.

Dra. Cássia Cilene explanou das novidades realizadas em sua pasta em benefício da população guarabirense

DSC02470A edição do programa ‘O Povo Pergunta, O Secretário Responde’ desta terça-feira (17/09) contou com as presenças da Secretária Municipal de Planejamento, Márcia Amaral e da coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Guarabira, Dra. Cássia Cilene Melo.

A primeira parte do radiofônico ouviu a Dra. Cássia, que abordou acerca das boas novas chegadas ao SAMU guarabirense durante a sua coordenação, onde a mesma, dentre outras ações que já levou para unidade, também criou um espaço de lazer para a sua equipe. Ela disse que encontrou uma unidade de urgência e emergência desestruturada, segundo a mesma, com falta de medicamentos, e que hoje vem dando uma nova cara tanto a sede, quanto em se tratando do fator humanização dos profissionais.

Cássia falou da preocupação de se ter uma equipe sempre atualizada, no que se refere à urgência e emergência, por isso que vem sempre trazendo o que tem de mais inovadores em meios de cursos de capacitação para os profissionais daquela repartição. A coordenadora conseguiu junto ao Hospital Regional de Guarabira reabrir o centro de capacitação do hospital, aonde já vem perfazendo atividades tanto em benefício dos profissionais do SAMU quanto do HRG. No último dia 28/08 aconteceu o importante Curso de Atualização em Acesso Venoso Central e Periférico, que capacitou um total de 40 profissionais.

DSC02475A mesma lamentou que a única falta para se completar ainda mais o eficiente serviço do SAMU de Guarabira seria o município ter a sua própria Central de Regulação, para dá uma celeridade maior no atendimento a vítima, pois ainda depende da Unidade de João Pessoa, assunto que encontra-se em andamento. Ela disse que outro sonho é adquirir para o município o serviço de atendimento através de Motolância, que vem a ser o pronto-socorro através de motocicleta equipada para atender casos que não se necessite de serviço por meio de ambulâncias especializadas.

Cássia finalizou, agradecendo ao prefeito Zenóbio Toscano e ao secretário de Saúde Wellington Oliveira pelo apoio e a confiança a ela dispensada; e ao mesmo tempo, elencando das próximas atividades que serão realizadas pelo Samu, a exemplo do I Encontro sobre Emergências Traumáticas, que acontecerá pela primeira vez em Guarabira, sendo nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro; bem como da participação de uma equipe na feira de saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, prevista para ocorrer no próximo dia 6 de outubro.

O Samu de Guarabira dispõe em seu quadro, atualmente de 5 médicos, 6 enfermeiras, 8 técnicos de enfermagens e 19 condutores. Além de três unidades móveis, sendo duas Unidades Básicas de Urgência (UBS) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA/UTI móvel).

A segunda parte do programa, que acontece às terças-feiras direto dos estúdios da rádio Constelação FM, ouviu a secretária de Planejamento e Coordenação Geral, Márcia Amaral.