Cultura e Turismo de Guarabira realiza abertura do 3º Festival Internacional de Arte Naif com homenagem ao ex-prefeito Zenóbio e salão virtual

A emoção tomou conta do Casarão da Cultura, na noite desta sexta-feira (28.05), que virou o palco do lançamento da 3ª edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN). Esse ano o público pôde conferir a solenidade online e ao vivo, através das redes sociais da Prefeitura Municipal, uma vez que a pandemia da Covid-19 e os protocolos de segurança e restrição impediram que houvesse a presença maciça dos amantes da arte naif, tal como aconteceu nas edições anteriores.

O prefeito Marcus Diogo marcou presença na abertura, juntamente com a primeira-dama e secretária de Planejamento Verônica Diogo, o vice Wellington Oliveira acompanhado da esposa Jackeline, o secretário de Cultura e Turismo Tarcísio Pereira e a deputada Camila Toscano, que por sua vez foi a responsável pelos momentos de maior emoção da noite.

A razão de tanta emoção se dá pelo fato do 3º FIAN ter como grande homenageado o ex-prefeito Zenóbio Toscano (in memorian), idealizador deste festival e pioneiro na implantação da cultura e do turismo no âmbito administrativo em Guarabira, dada sua admiração e entusiasmo pelas artes desde a juventude. Vale lembrar que Zenóbio foi o primeiro gestor do interior do Brasil a criar uma Secretaria de Cultura e Turismo, antes mesmo do Governo Federal criar um Ministério dedicado a estas pastas, no final da década de 80. Na oportunidade, o festival também prestou uma homenagem de reconhecimento artístico ao artista Orlando Fuzinelli, do estado de São Paulo, em razão de sua contribuição artística no cenário naif por décadas.

Um dos maiores diferenciais do 3º FIAN foi a abertura de um amplo salão virtual envolvendo as 111 obras selecionadas pelo júri, formado por Jacqueline Filkenstein, Ângela Gomes, Pedro Cruz, Rui Piranda e Adiano Dias, este representando a coordenação local, contemplando artistas de 19 estados brasileiros e 09 países. Este salão ficará aberto até o final do ano. Confira o salão virtual e demais informações e curiosidades sobre o 3º FIAN no link abaixo:

SALÃO VIRTUAL 3º FIAN

Um dos momentos mais aguardados da noite foi o anúncio das obras vencedoras nas categorias Aquisição (duas obras) e Incentivo (uma obra). Anunciada por Verônica Diogo, a artista Je Guevara (MG) conquistou o prêmio na categoria Incentivo com a pintura intitulada “Impedimento”. Na categoria Aquisição, a deputada Camila Toscano anunciou o nome de Alexandre Freire (PE), e sua obra intitulada “A Confissão”. O prefeito Marcus Diogo, por sua vez, anunciou o nome da artista Analice Uchoa (PB) com sua obra “Budega de Bia”.