Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas foi realizado em Guarabira

Evento foi uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado
Evento foi uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Governo do Estado e a Coordenação Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba por intermédio da Funesc, promoveram como sucesso nos últimos dias 29 e 30 de abril em Guarabira, um curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas.

A programação apresentou na segunda-feira (29) os temas: Conceito de Biblioteca Pública; Gestão de biblioteca pública, Marketing; Recomendações técnicas: um prédio funcional; Avaliando os serviços da biblioteca, equipamentos necessários, formação do acervo, tipos de materiais, seleção do acervo, aquisição do acervo; Avaliação Permanente, Critérios para qualificação de obras raras – ministrados pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Cybelle Macedo.

Já na terça-feira (30), no horário da manhã houve visita à Biblioteca Municipal Rodrigues de Carvalho. A bibliotecária da Funesc, Jussara Ventura, sequenciou os temas: Viabilizando o acesso à informação, Processamento técnico, Catalogação e Classificação das obras; Ordenação física do acervo, empréstimo de livro. Serviço de referência, Serviços especiais, Serviços de extensão, Serviços de ação cultural, O agente cultural, Preservação e conservação do acervo, Informatização.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, professor André Filho, o curso foi relevante para os servidores e fundamental para o projeto de reforma, já anunciado pelo prefeito Zenóbio Toscano, como a ampliação e modernização das duas bibliotecas públicas de Guarabira. O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Guarabira, na Rua Sabiniano Maia, nº 1055, Bairro Novo, Guarabira.

Outras Notícias