DESTAQUE: Guarabira foi o primeiro município do Brasil a pagar auxílio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc

O município de Guarabira foi destaque na imprensa paraibana pelo pioneirismo nos processos dos primeiros pagamentos da Lei de Emergência Cultural aos seus artistas. A Lei Aldir Blanc, como é conhecida, é um instrumento que foi criado com o intuito de promover ações para garantir a renda emergencial de artistas durante o período da Pandemia da Covid-19, além da manutenção de espaços culturais brasileiros e outras ações de incentivo à criação e produção artística, por meio de editais e chamadas públicas.

PIONEIRISMO

Para o secretário municipal de cultura, Tarcísio Pereira, o pioneirismo da cidade veio em um momento em que a Secretaria já tinha vários projetos em andamento para o atendimento aos artistas locais em caráter de emergência, o que facilitou o pioneirismo.

“Ainda temos muito trabalho pela frente”, ressalta o secretário. “Inicialmente atendemos aos beneficiários do Inciso II do segundo artigo da lei, que destina benefícios para as organizações e espaços de cultura dos municípios” frisou.

Guarabira é um município vocacionado à cultura com destaque em várias áreas. É também a cidade que possui o maior número de museus no estado da Paraíba – além de biblioteca, centro de documentação, galeria de arte e um teatro municipal.

Em Guarabira também são realizados importantes eventos artísticos e religiosos – como o Festival Internacional de Arte Naif, Primavera do Teatro, Festa da Luz, Romaria de Frei Damião e Festival de Mulheres Artistas.