Educação de Guarabira realiza seminário de abertura do PNAIC 2014

DSC04693A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Educação realizou, na manhã dessa quarta-feira (26/3) o Seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2014. A solenidade aconteceu no Teatro Geraldo Alverga Cabral e contou com as presenças de dezenas de professores, gestores municipais e de pais de alunos.

Comporam a mesa solene o professor Raimundo Macedo (secretário de Educação); Wedja dos Santos (coordenadora do PNAIC); os orientadores de estudo Geralcino Lira, Edvanda Souto, Gracina Pontes; Maria Ana Brito (representante dos Anos Iniciais); Vanessa Nascimento (representante dos gestores escolares); e Rosenilda Ferreira (representante dos professores).

Antes da execução dos hinos Nacional e Municipal foi solicitado e consentido um minuto de silêncio em face do falecimento do sargento PM Wamberto Dantas, irmão da professora da rede municipal de ensino, Wanja Dantas.

O secretário Raimundo Macedo abriu o encontro, agradecendo a presença de todos, ao tempo que trouxe a mensagem de encorajamento e de incentivo aos que fazem a rede municipal de ensino de Guarabira. Raimundo pede desculpas aos presentes pela ausência do prefeito Zenóbio Toscano, o qual não pode estar presente no evento devido a choque de agenda, pois o gestor guarabirense já tinha marcado anteriormente uma audiência na Caixa Econômica em João Pessoa para discutir assuntos relacionados com trânsito de Guarabira.

DSC04708O evento foi conduzido pela professora Alcidema Santos (coordenadora de gestão escolar), que atuou na locução do cerimonial.

Em seguida a professora Wedja apresentou um slide mostrando toda a dinâmica do PNAIC. E ainda contou com os apoios das professoras Edvanda Souto, que trouxe os dados obtidos no PNAIC de 2013 e as perspectivas e objetivos para este ano; e Gracina Pontes que fez uma importante explanação acerca da execução na Educação Continuada.

Ainda prestigiaram a solenidade, o professor João Francisco (representando o Núcleo Espírita Amigos da Paz); as professoras Jane Fernandes e Joelma Souto (representando a 2ª Gerência Regional de Ensino); professora Heloisa Maria (representando da AMECC – Associação Menores Com Cristo); e o professor Toni Alves (secretário de Municipal de Administração).

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Clique aqui e confira mais fotos do evento