Zenóbio e demais gestores discutem prazo de elaboração de projetos para o Consires

DSC03941A Prefeitura de Guarabira, juntamente com prefeitos e representantes de mais 16 municípios, participou de mais um encontro do CONSIRES (Consórcio Intermunicipal dos Resíduos Sólidos), na tarde desta terça-feira (29/10), no auditório da ACEG (Associação Comercial e Empresarial de Guarabira).

Na reunião, o prefeito Zenóbio Toscano, juntamente com a presidente do consórcio, a prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, lembrou aos presentes do envio do repasse inicial que cada município deverá depositar para custear a elaboração do projeto de criação do aterro sanitário, que se encerra nesta quarta-feira (30/10). Nesta taxa, Guarabira pagará R$ 10 mil, por ser o município com maior renda dentre os outros.

Alcione também alertou aos integrantes do Consires acerca de alguns prazos que devem ser cumpridos, pois até o dia 30 de novembro, o consórcio deve ter em mãos o projeto básico, para em seguida apresentar o projeto executivo ao Ministério do Meio Ambiente. Vale lembrar que o Governo Federal estabeleceu uma data, até agosto de 2014, para que todos os 3 mil lixões sejam erradicados em todo o país, sendo substituídos por aterros sanitários.

Assim como aconteceu na última reunião, onde o município de Solânea foi inserido no Consires, dessa vez o município de Casserengue passa a integrar o consórcio, sob aprovação e aceitação de todos. O prefeito Carlinho compareceu à reunião onde agradeceu a todos por permitir que seu município também participe deste projeto, se comprometendo a trabalhar em prol do fim dos lixões.