Escola municipal participa e ganha prêmio em encontro de educação viária em São Paulo

É a segunda vez que a escola Maria Eulália Cantalice participa e traz prêmio do encontro que discute sobre educação no trânsito.

05.7O Projeto “De olho no trânsito”, da Escola Municipal Maria Eulália Cantalice foi selecionado para representar o município de Guarabira-PB no IV Encontro do Programa da Educação Viária é Vital, promovido pela Fundación Mafre. O encontro foi realizado em São Paulo, no último dia 12 de dezembro. O projeto considerado destaque regional de Guarabira, está sendo desenvolvido desde o ano passado na unidade de ensino e que pela segunda vez consecutiva vem sendo premiado.

A gestora da escola, Vanessa do Nascimento Marques e a professora Maria Selma participaram do curso.

DSCN0272
Vanessa Marques – diretora

– O encontro teve como objetivo incentivar a convivência harmoniosa no trânsito, promovendo ações solidárias, participativas e responsáveis dentro da escola, na escola, no bairro e na cidade – afirmou Vanessa, a qual ainda lembrou que em 2013 foi desenvolvido o projeto “Seja Inteligente! Faça um Trânsito Consciente” e, neste ano tiveram como tema “De olho no trânsito”.

O Projeto – Após o curso oferecido pela Fundacion Mapfre em parceria com a Prefeitura de Guarabira, através do programa de Educação Integrada da Secretaria Municipal de Educação, que aconteceu no mês de maio, o projeto passou a ser desenvolvido na escola, com a participação de cerca de 150 alunos e 7 professores, e a coordenação onde foram ministradas aulas educativas, passeio ciclístico e uma ação educativa no centro da cidade em parceria com o Batalhão de Pelotão de Transito – BPTran, onde no ensejo os alunos vivenciaram a experimentação do olhar no cotidiano do bairro e da cidade em que vivem.

2013-10-18 10.27.25O que é o Programa Educação Viária é Vital?

O Programa Educação Viária é Vital foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino fundamental e médio. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.

Vale lembrar que a escola Maria Eulália, na categoria Pré-Escola – também foi a grande vencedora, deste ano, do Prêmio da Educação Infantil 2014, que é promovido pela SME em parceria com o Instituto Alpargatas. As informações são da direção da escola.

05.18