FIAN 2022: Abertas inscrições para o Festival Internacional de Arte Naïf em Guarabira

A edição 2022 do FIAN – Festival Internacional de Arte Naïf –, que será lançado no próximo mês de maio na cidade de Guarabira, estará integrada às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A Prefeitura Municipal de Guarabira, através da sua Secretaria de Cultura e Turismo, lançou nesta sexta-feira (18/02), o regulamento de inscrições para artistas visuais na modalidade Naïf , sejam eles de qualquer estado do Brasil e também de outros países. O regulamento está disponível no site da prefeitura.

Além da importância estética e histórica da Semana de Arte Moderna, que em 2022 completa 100 anos, a homenagem se justifica pelas conexões entre a arte moderna e a arte naïf brasileiras. “Ambas apresentam expressão artística com um propósito transformador, renovando o fazer artístico nacional e buscando enfatizar nossa tão diversa e peculiar brasilidade”, diz o texto da Secretaria de Cultura.

Nesta edição do FIAN, as obras devem evidenciar aspectos da cultura brasileira nos últimos cem anos. A seleção das obras que integrarão a quarta edição do festival será pautada pelos critérios da originalidade, pela qualidade plástica, pela condição de ser autoexplicativa e por sua vinculação à estética naïf . Segundo a organização, “essas obras deverão registrar as manifestações culturais e estéticas que caracterizam a identidade brasileira”.

Neste sentido, a organização do evento está sugerindo, aos artistas que queiram se inscrever, um olhar muito especial em direção às manifestações culturais em geral – a exemplo de festas populares, às manifestações religiosas, às modalidades esportivas, à política, aos ofícios profissionais, aos meios de comunicação, às relações étnicas, aos progressos tecnológicos, às organizações sociais, à fauna e flora típicas do Brasil e, também, o exercício da cidadania.

O FIAN 2022 acontecerá no período de 26 de maio a 30 de junho. Outra novidade dessa edição é que a mesma exposição, que será lançada em Guarabira, percorrerá outras duas cidades brasileiras na sequência. Serão as cidades de Paraty (RJ) e Penápolis (SP). Ambas as cidades receberão as obras que sairão de Guarabira, no início de julho, numa parceria de itinerância para maior divulgação da arte naif por outros estados brasileiros.

Para a inscrição, confira o regulamento publicado no Diário Oficial do Município, a qual estará direcionando para o formulário de inscrição na página específica do FIAN: REGULAMENTO FIAN 2022

Outras Notícias