Guarabira 127 anos: Prefeitura realiza abertura da I Mostra de Artes Visuais de alunos do C. E. Dom Hélder Câmara

“Releitura do Mundo Africano” fica a mostra ao público na Galeria de Artes Antonio Sobreira, de 20 a 30 novembro.

DSC00577A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo – abriu na manhã da última quinta-feira (20/11) a I Mostra de Artes Visuais “Releitura do Mundo Africano”, de autoria de alunos do Centro Educacional Dom Hélder Câmara, escola pertencente a rede municipal de ensino, integrada no Programa Mais Educação.

A exposição compõe-se de 27 (vinte e sete) trabalhos em acrílico sobre tela em Duratex e retrata cenas do cotidiano, enfocando algumas das inúmeras belezas do continente africano. E referencia o período de comemorações alusivas à Consciência Negra, comemorado oficialmente no dia 20 de novembro, e ao mesmo tempo está inserido no cronograma das comemorações relacionadas com os 127 anos de emancipação política de Guarabira.

– Diante da necessidade de integrar a arte com cotidiano escolar, de uma forma mais visual, visto que ambos sempre caminharam paralelamente, nós que fazemos o corpo docente e administrativo do Dom Hélder, decidimos apresentar o potencial de nossos alunos, no campo da cultura e da arte – destacou Maryngá Cardoso, diretora do CEDHC.

DSC00621O artista plástico e diretor da Galeria de Artes, Angel Valdez esteve observando os trabalhos, de forma minuciosa, com o objetivo de revelar jovens talentos nas artes visuais guarabirenses, e assim poder apoiar e aprimorar cada vez mais estes futuros artistas, através dos recursos oferecidos pela Galeria.

Os trabalhos foram gerenciados e produzidos, de forma cuidadosa, pelo professor Amando Anacleto, com a importante colaboração do monitor de Arte Aníbal Simões e de toda a equipe do Mais Educação, juntos com alunos dos 7º, 8º e 9º anos daquela unidade escolar.

Alunos, professores e gestores de diversas escolas públicas e particulares de Guarabira, além do público em geral estiveram prestigiando a abertura da mostra. O prefeito Zenóbio Toscano, os secretários Raimundo Macedo (Educação), André Filho (Cultura), os diretores Percinaldo Toscano (Cedoc), Silvio Lima (Museu Sacro), o vereador Tiago do Mutirão, dentre outras personalidades também se fizeram presentes no evento.

DSC00549Além do apoio da Prefeitura de Guarabira, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, a I Mostra de Artes Visuais de Alunos do Dom Hélder Câmara, também contou com o patrocínio da iniciativa privada, a exemplo da Padaria Pão de Mel, Guaramóveis, Página 27, Papelart, Mercadinho Cowboy e ACEG – Associação Comercial e Empresarial de Guarabira.

Clique AQUI e veja mais fotos