GUARABIRA 127 ANOS: Estudantes e público em geral prestigiam abertura da exposição “Pense Grande” no CEDOC

DSC00049A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na noite desta sexta-feira (14/11), no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, a abertura da exposição “PENSE GRANDE” do artista plástico, ator e escritor W. J. Solha, paulista radicado na Paraíba. O evento está inserido na programação das festividades alusivas aos 127 anos de emancipação política de Guarabira.

A exposição consiste na mostra de 70 pinturas acrílica sobre telas, apresentando paraibanos de valiosa expressão cultural, não só na Paraíba, mas no cenário nacional. Personalidades como: Oliveira de Panelas, Pedro Osmar, Elba Ramalho, José Lins do Rego, Ascendino Leite, Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros, Epitácio Pessoa, Jackson do Pandeiro e tantos outros paraibanos ilustres.

Vale lembrar que, pelo turno da tarde, alunos do Centro Educacional Dom Helder Câmara e do Centro Educacional Osmar de Aquino tiveram acesso à exposição e puderam conferir a todas as obras, embora a abertura oficial aconteceu à noite.

A ideia de Solha em reverenciar os valores paraibanos deu-se quando em 1999, durante uma partida de futebol, o jogador Edmundo “insultou” o juiz, chamando-o de “Paraíba”. Segundo Solha, “Paraíba” é o apelido que sempre se deu, no Sudeste, ao nordestino analfabeto e sem qualificação profissional. Solha percebeu que o paraibano deveria conhecer e valorizar os homens e as mulheres de destaque do Estado a fim de levantar a autoestima paraibana.

page