GUARABIRA 129 ANOS: Prefeitura inaugura exposição de caricaturas e faz lançamento do livro ‘Guarabira, Luz e Poesia’

pageA Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Guarabira realizou duas importantes atividades na noite dessa terça-feira (22/11), no Casarão da Cultura Professor José Barbosa; sendo a inauguração da Exposição de Caricaturas em couro do desportista e artista, em saudosa memória, Geraldo Pereira e, o lançamento do livro “Guarabira, Luz e Poesia”, produzido pela Secult, tendo como conteúdo poemas de guarabirenses referenciando a ‘Rainha do Brejo’ paraibano.

A exposição de caricaturas traz como temática ‘Guarabira e sua gente’, fazendo menção a alguns ilustres guarabirenses, pessoas do povo que marcaram a época com gestos hilários no cotidiano urbano, dentre outras figuras importantes que contribuíram e ainda contribuem com a história e o desenvolvimento da cidade de Guarabira. O autor da obra, o qual era guarabirense de coração, Geraldo Pereira, nasceu na cidade de Santa Cruz do Inhaé (RN) em 1922 e faleceu no dia 16 de outubro de 1997, conforme dados do Centro de Documentação Coronel João Pimentel de Guarabira. O mesmo estava sendo representado na exposição, pelos seus filhos Carmen e Aroldo Pereira.

dscn0058Além de ter sido um grande jogador de futebol, atuando por distintos clubes paraibanos, inclusive pelo extinto Guarabira Esporte Clube – Geraldo Pereira, também era desenhista, caricaturista e pintor; destacando-se em trabalhos feitos em couro, sendo conhecido como o único nesse gênero no país.

Lançamento de livro – O lançamento do livro Guarabira, Luz e Poesia aconteceu no auditório do Casarão da Cultura, onde antes, foi realizada apresentações teatrais e do coral municipal. Em seguida o secretário da Cultura, ao lado do prefeito Zenóbio Toscano, abriu o evento, onde alguns autores da obra recitaram os seus poemas, entre estes, os poetas Durval Freitas, Chico Mulungu, Alighieri Damião e a poetisa Marisa Alverga.

dscn0068As referidas atividades fazem parte do cronograma alusivo às comemorações dos 129 anos de emancipação política de Guarabira. Na área da cultura, as ações seguem nesta quinta-feira (24), às 19h30, com a Exposição de Artes Visuais ‘Canteiros das cores’ de Zélia Visconti, na Galeria de Arte Antonio Sobreira; dia 25, às 15h, Palestra e Oficina de Arte Sacra no Museu Sacro Fernando Cunha Lima; e ainda no dia 25, às 19h30, apresentação do Quarteto de Saxofone do Brejo, no Teatro Geraldo Alverga.

Clique aqui e veja mais fotos do evento