GUARABIRA 134 ANOS: Passeio ciclístico abre comemorações ao dia da emancipação política da cidade

Guarabira completará no próximo dia 26 de novembro, 134 anos de emancipação política, a data remete ao fato histórico de elevação de vila à categoria de cidade, sendo a maior de sua região, conhecida também por ser a “Capital do Brejo”.

Para comemorar a data, a Prefeitura estará realizando atividades de cultura, esporte, lazer e prestação de serviços, além da entrega de obras e assinatura de ordens de serviços para novos projetos desenvolvidos na cidade.

Para iniciar as comemorações, foi realizado nesta segunda (15), feriado da proclamação da República, o “I GuaraBike”. O evento reuniu duas centenas de ciclista do município e diversas cidades vizinhas que fizeram um percurso de 40 km pela zona rural do município.

“Um evento bastante participativo, tivemos a colaboração dos ciclistas e de toda comunidade, um grande presente ao esporte de nossa cidade neste momento tão especial, de retomada e de comemorarmos mais um ano do município”, destacou o prefeito Marcus Diôgo, que esteve acompanhando boa parte do percurso.

CURIOSIDADES

Com exceção da capital paraibana, João Pessoa, que já nasceu como cidade, todos os outros municípios contam seu aniversário a partir de sua emancipação, todavia, é importante destacar que, a origem de Guarabira é muito mais antiga, segundo relatos históricos vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira.