Guarabira: alunos da rede municipal de ensino recebem kit natação

10653642_1539045276310584_34104456553795217_nApós terem sidos contemplados, pela Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Educação com um kit fardamento escolar completo, sendo distribuído desta natureza, pela primeira vez na história da educação de Guarabira, os alunos da rede municipal de ensino começam a receber, da mesma forma, um kit natação, no que se refere ao Programa Mais Educação – prática que é realizada nas piscinas do complexo do CIEC (Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura do município – um amplo espaço adquirido em forma de locação pela atual gestão para o funcionamento da escola integrada em Guarabira.

O kit natação é composto de 01 (um) roupão, 01 (um) maiô ou 01 (uma) sunga, 01 (uma) touca, 01 (um) macarrão flutuante e 01 (uma) prancha.

De acordo com a professora Wládia Cristina são 23 escolas municipais atendidas pelo Mais Educação, 14 (catorze) urbanas e 9 (nove) rurais, sendo que o material da natação é oriundo de recurso do referido programa, depositado na conta bancária da escola, a qual efetua as compras atendendo as necessidades dos alunos. A escola junto com os alunos e professores escolhem as oficinas a serem desenvolvidas, então a unidade escolar que não dispor da prática de natação, por exemplo, é porque não escolheram tal oficina para a escola.

O Programa Mais Educação, integra as ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural, além de contribuir para tirar os jovens e a crianças que estudam na rede pública, da ociosidade e, assim distanciá-los cada vez mais do submundo das drogas.

Foi pensando em contribuir com a educação integral que o prefeito Zenóbio Toscano locou um espaço para atender as necessidades das escolas que não dispõem de áreas para a realização do Mais Educação – o CIEC que dispõe de 10 salas de aula, uma sala para a prática da dança, um ginásio poliesportivo, um refeitório, duas piscinas, sendo uma semi-olímpica.

Os ônibus escolares, os chamados ‘amarelinhos’ trazem os alunos das escolas municipais no contra-turno das atividades letivas para o centro integrado, onde são atendidos com: letramento, música, percussão, coral, capoeira, dança, natação, futsal, balé, recreação, xadrez entre outros. Os alunos chegam às 7h30, lancham e almoçam. No lanche são servidas frutas como: melancia, laranja, maçã, banana e melão. No horário da tarde acontece das 13h30 ás 16h30.