Prefeitura de Guarabira distribui 120 toneladas de mudas de cana-de-açúcar para pequenos agricultores

Primeiro carregamento foi entregue aos produtores a partir da última quinta-feira (29). Intuito do projeto é multiplicar a produção da cultura no município

mudas-de-canaO município de Guarabira está sendo contemplado com 120 toneladas de cana-de-açúcar entregues pelo Governo do Estado para que sejam distribuídas para os pequenos produtores rurais através de parceria com a Prefeitura de Guarabira.

O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca de Guarabira, Marcelo Bandeira, esteve na manhã desta quinta-feira (29) recebendo parte da cana no Parque de Exposição de Animais Diógenes de Aquino, no Distrito Industrial.

O engenheiro agrônomo e gerente executivo de abastecimento da Sedap do Governo Estadual, Benélio Francisco de Araújo responsável em toda a Paraíba pela efetivação do Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Cana Semente, esteve em Guarabira entregando o carregamento de cana.

mudas-de-cana1Segundo Benélio, o programa visa disseminar a cultura da cana-de-acúcar no interior do estado após grande período de prejuízos da cultura decorrente da estiagem, no intuito de fortalecer nos pequenos engenhos a produção de derivados da planta, como a aguardente, a rapadura, o melaço, o açúcar, entre outros. Segundo ele, cada produtor que receber a cana terá que repassar parte da colheita para os agricultores de suas respectivas vizinhanças e com isso multiplicar a produção da cana.

Segundo o secretário Marcelo Bandeira, 20 produtores rurais que foram previamente cadastrados estão sendo agraciados com a distribuição da cana. Bandeira afirmou ainda que o benefício foi conseguido após contato do prefeito Zenóbio Toscano e da primeira-dama e deputada Léa Toscano junto ao governador Ricardo Coutinho durante o lançamento do programa há cerca de um mês no município de Areia.