Prefeitura de Guarabira realiza III Conferência de Cultura, com temática sobre política de estado para a cultura

DSC01380Apresentações musicais e exposição de artesanato deram o tom do evento, que também debateu propostas em prol da classe artística local

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou neste sábado (10/08), a III Conferência Municipal da Cultura (CMC), na área externa do Centro Educacional Osmar de Aquino, no Bairro Novo, em Guarabira.

A participação na III CMC foi composta pela presença dos artistas, da sociedade civil, do poder público e demais segmentos da sociedade guarabirense. O evento constitui-se numa das etapas da III Conferência Nacional de Cultura, que vai acontecer no mês de novembro de 2013, em Brasília, acontecendo no mês de setembro à conferência estadual, com a participação dos delegados eleitos das conferências municipais.

O tema geral da 3ª Conferência Municipal de Cultura foi “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, na organização da gestão e no desenvolvimento da Cultura local, estadual e nacional.

Partindo deste contexto, quatro temas foram debatidos através dos eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.

DSC01393Durante o evento, os participantes puderam expor suas propostas em prol do melhoramento da cultura no município. Em algumas delas, foram apontadas a valorização da classe artística de Guarabira, onde a Secretaria de Cultura entre em entendimento com os diretores das rádios locais para que se abra um espaço na grade musical para os artistas “da terra”.

Algumas atrações foram destacadas na Conferência, a exemplo da apresentação de um grupo musical e da exposição de materiais de artesanato do grupo Tsuru-Aoi.

Os delegados escolhidos em votação para representar as propostas do segmento para o município na conferência estadual foram:

Poder público: André Filho (nato) e Nana Rodrigues. Suplentes: Alighieri Damião e Márcia Amaral.

Sociedade Civil: Maurício Evaristo e Benjamim Carlos. Suplentes: Josélio Fidélis e Wanderson.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens do evento.