Guarabira realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 26 e 27 de março, respectivamente, a VIII Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Democracia e Saúde”, o evento ocorreu no Centro Educacional Osmar de Aquino.

A abertura solene aconteceu na noite da terça-feira (26/3), quando a enfermeira Ana Emília; presidente do CMS deu por aberta a conferência, que contou com uma apresentação cultural do grupo de dança formado por mulheres da terceira idade integrantes do Grupo de Bem Com a Vida do CRAS Guarabira. Em seguida foi lido o regimento interno da conferência e encerrando-se com o uso da palavra de autoridades representativas que ora estavam compondo à mesa cerimonial.

No dia seguinte, quarta (27/3), sequenciando a programação, foi realizada a palestra intitulada “O Exercício do Controle Social”, ministrada pela coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo.

Uma apresentação cultural do Coral do CAPS AD, formado por usuários da instituição, deu sequência ao evento, antes da realização da segunda palestra, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada pelo mestre em saúde coletiva da SMS, Sebastião Marliuton.

As oficinas foram dívidas em três eixos temáticos, sendo ‘Saúde como direito’, ‘Consolidação dos princípios do SUS’ e ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’. Após as apresentações das propostas elaboradas e definidas pelos grupos, foram eleitos os oito delegados que irão representar Guarabira da Conferência Estadual.

Bem participativa por representares da sociedade civil organizada, autoridades e pessoas do povo – prestigiaram a ação, o vice-prefeito Marcus Diôgo, a gerente regional da 2ª GRS Alcione Beltrão, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, o representante do Conselho Estadual de Saúde; Jaimaci Mendes, o capitão PM Ícaro (4ºBPM), o tenente BM J. Neto (3ºBBM), entre outros.

A Conferência de Saúde – É principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

VEJA FOTOS DO EVENTO