Guarabira recebe ‘Caravana do Coração’ neste domingo (28)

2ª Gerência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde apoiam ação

Divulgação

Guarabira é o último município a receber a equipe da ‘Caravana do Coração’ nesta primeira edição do evento. A ação em Saúde ocorre neste domingo (28/07), das 9 às 15 horas, na sede da Policlínica municipal “Dr. Augusto de Almeida”. O evento é realizado pela Rede cardiológica Pediátrica – RCP dos estados de Pernambuco e da Paraíba, que tem na coordenação geral, a Dra. Sandra Mattos.

A caravana é composta por 30 profissionais de saúde que através de um ônibus estão percorrendo oito municípios do interior paraibano. A equipe já esteve em Itaporanga, Patos, Monteiro, Esperança, Picuí, e por fim chega a Guarabira. Tendo como finalidade examinar, diagnosticar e tratar crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

Dra. Fernanda Macedo, coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Guarabira

De acordo com a Dra. Fernanda Macedo, coordenadora da Atenção Básica em Saúde do município de Guarabira, a sua equipe estará presente no evento representando a Secretaria Municipal de Saúde. Ela nos informou que as triagens estão sendo feitas através das Unidades Básicas de Saúde, observando sempre os critérios exigidos para o atendimento. Sobre a cessão da Policlínica para a realização da Caravana do Coração, Fernanda disse que se necessitava de um espaço como este, já que não se limitam apenas à realização de consultas.

2grs
Rayssa e Larrissa da 2GRS – responsáveis pela inscrição dos pacientes

Em relação à 2ª Gerência Regional de Saúde – 2ª GRS, as colaboradoras Larrissa Toscano e Raissa Marinho são as responsáveis pela inscrição dos pacientes. Conforme Larrissa um total de 90 pessoas já foram inscritas, sendo 81 crianças e 9 gestantes. De modo que Guarabira e região extrapolaram a cota que é preconizada em 80 inscrições.

A alimentação da equipe da Caravana do Coração fica por conta da Secretaria de Estado da Saúde.

A Policlínica está localizada na Rua Feliciano Batista de Amorim, s/n, Guarabira, às margens da Rodovia PB 073, saída para o município de Pirpirituba.