Guarabira recebe seminário sobre municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

DSC08324Evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi pauta do seminário que aconteceu na manhã desta quarta-feira, (20/08), realizado pela Secretaria Nacional da Presidência da República, em parceria com a Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento Agropecuário & Pesca, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo do encontro foi a articulação para que o município faça parte e execute as políticas estabelecidas nas oito metas propostas como objetivos do milênio. Estiveram presentes no evento os secretários municipais Marcelo Bandeira e Marcia Amaral, Arimateia França, representando a Secretaria Nacional da Presidência da República, Carlos Antônio, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, além de representações da Agevisa, do 3º BBM e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA).

Acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento são as metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Para Márcia Amaral, foi importante trazer este seminário pois a gestão pode elaborar novas políticas para combater a fome, a miséria entre outras metas que vão de encontro aos objetivos abordados na ODM, uma vez que este compromisso envolve diversas secretarias. Embora o município venha obtendo êxito em seus trabalhos, a secretária afirmou que ainda há muito para se fazer para que esses objetivos sejam cumpridos em sua totalidade.

Outras Notícias