Guarabira sedia capacitação em modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos

ONG espanhola ministrou palestra/curso para representantes do Consires

DSC06511O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – Consires, que tem como presidente, a prefeita de Alagoinha Alcione Beltrão, se reuniu na manhã desta quinta-feira (8/5), no auditório do SESC – Guarabira, para participar de uma palestra/curso com a senhora Elvira Carles Brescolí, diretora da ONG Fundación Empresa y Clima de Barcelona, Espanha, que visita o Brasil com o objetivo de apresentar realidades no que se refere a resíduos sólidos na Europa e implantar métodos eficazes no Aterro Sanitário que atenderá Guarabira e mais 24 cidades que fazem parte do Consórcio. Gestores e representantes destes municípios participaram do encontro, inclusive o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano.

DSC06496A palestrante trouxe o que se denomina de Modelos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbano (RSU), sendo uma Capacitação que tem como objetivo – reforçar a capacidade e desenvolver a auto-suficiência dos diferentes atores envolvidos no Consires e em todo o Estado da Paraíba em matéria de gestão de resíduos urbanos. E ainda com fins específicos de proporcionar a formação adequada aos atores locais sobre a gestão de RSU e construir a sua capacidade como formadores. Desenvolvendo a auto-suficiência dos atores locais para estimar as suas necessidades, avaliar as opções disponíveis e formular planos de ação de recolhida e gestão de resíduos.

DSC06531Em entrevista a imprensa o prefeito Zenóbio disse que já se encontra no Diário Oficial e no site do TCE-PB a data da licitação para a elaboração de um projeto que será pago pelo consórcio fazendo com que se tenha um levantamento de todos os 25 municípios que compõem o consórcio; projeto este que irá tratar como se os referidos municípios fossem apenas um, e que vai definir a localização do aterro sanitário. Ele ainda reafirmou da importante emenda parlamentar conseguida pelo senador Cícero Lucena, recurso que segundo o mesmo vai ajudar substancialmente na implantação do aterro sanitário na região.
“Nós temos consciência de que, ou procuramos conjuntamente resolver o problema do aterro sanitário referente aos lixões ou isoladamente ninguém tem condições de dá solução a esse problema.” – destacou Zenóbio.

Além da presença de dezenas de representantes municipais, destacamos as participações dos prefeitos José Aurélio ‘Baia’ (Pedro Régis), Paulo Gomes (Areia), Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), Paula Maranhão (Borborema), Beto do Brasil (Solânea). Os vereadores de Guarabira, Lula das Molas e Tiago Justino; os secretários do município de Guarabira, Márcia Amaral (Planejamento), Alcides Camilo (Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento), Marcus Diôgo (Infraestrutura), Aguiberto Lira (Gabinete), Jefferson Carlo (Comunicação). E ainda o senhor Ieure Amaral Rolin (representante da Sudema) e Gustavo Alves (representante do SEBRAE).

Clique aqui e confira mais fotos do encontro