Guarabira sedia seminário ‘Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba’

Evento ocorreu na Maison D’ Mel Recepções, nos últimos dias 22 e 23 – quinta e sexta-feira

DSC07920A Prefeitura Municipal de Guarabira, por meio da Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB) realizaram, nesses dias 22 e 23 de maio (quinta e sexta-feira), o SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL NA PARAÍBA. O encontro aconteceu na Maison d’ Mel Recepções, em Guarabira.

O evento teve entre os objetivos: realizar uma reflexão sobre a efetivação e garantia dos Direitos Humanos de Criança e de Adolescentes e sobre o papel das Políticas Públicas na Prevenção e no enfrentamento ao trabalho infantil; sensibilizar a sociedade a respeito dos prejuízos biopsicossocial do trabalho infantil; fortalecer a Rede de enfrentamento ao trabalho infantil e fomentar o protagonismo juvenil como exercício de cidadania.

DSC07934A mesa cerimonial de abertura foi composta pelo vice-prefeito de Guarabira Zé do Empenho, que representava o prefeito Zenóbio Toscano; Elias Asfora Neto (secretário de Assistência Social de Guarabira); Dimas Gomes (presidente do FEPETI); Carmelúcia Meireles, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Luiz Dantas (Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente); Tawan Erick (Movimento de Adolescentes e Crianças) e Josenilda Brito (Associação Anajô e Conselho de Direito). No segundo dia, no período da tarde, a primeira-dama de Guarabira e deputada Léa Toscano prestigiou o evento.

O encontro foi repleto de palestras, oficinas, além de apresentações culturais, que animou o ambiente, a exemplo do grupo de dança “Superação” formado por meninas da Comunidade Talita, grupo de percussão “Uerê” de meninos da AMECC (Associação Menores Com Cristo), grupo de danças folclóricas “Terra Molhada” do MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) e o grupo de Sanfonas do CRAS Centro – todos de Guarabira.

DSC07936Bem prestigiado, o seminário supriu as expectativas apresentando, anteriormente, uma estimativa de reunir 160 participantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, integrantes de organizações governamentais e não-governamentais, sociedade civil, estudantes e demais interessados e 40 adolescentes de 14 a 17 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município e de diversas instituições. Representantes de 35 municípios de distintas regiões do Estado da Paraíba participaram do encontro.

Municípios participantes do Seminário

Alagoinha – Alagoa Nova – Araçagi – Barra de Santa Rosa – Campina Grande – Cajazeiras – Curral de Cima – Catolé do Rocha – Cuité – Cuitegi – Guarabira – Gurinhem – Itapororoca – Itabaiana – João Pessoa – Juripiranga – Lucena – Logradouro – Mari – Mamanguape – Monteiro – Mulungu – Pilõezinhos – Patos – Pilar – Pombal – Riachão do Poço – Remígio – Sapé – Sobrado – São José dos Ramos – São Miguel de Taipu – Sertãozinho – Sousa.

(Clique e veja mais fotos)

DSC08203DSC07977DSC07889

Outras Notícias