Guarabira vai fazer lançamento de adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na próxima terça (30)

O lançamento do PNAIC, na esfera municipal, será no dia 30, às 08h30minh no plenário da Câmara Municipal de Guarabira
O lançamento do PNAIC, na esfera municipal, será no dia 30, às 08h30minh no plenário da Câmara Municipal de Guarabira

A Secretaria de Educação de Guarabira vai fazer na próxima terça-feira (30), o lançamento do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O governo federal aportará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica para formação de 360 mil professores alfabetizadores até 2015.

Segundo o secretário de educação de Guarabira, Raimundo Macedo, o pacto tem o direcionamento sobre os planos de aula, as sequências didáticas e a avaliação diagnóstica, mostrando as habilidades e competências de cada aluno, para criar estratégias que possibilitem ao aluno aprender efetivamente. “Uma das possibilidades é a superação de dificuldades e a oportunidade para refletir sobre a própria prática”, destacou.

O PNAIC terá 4 eixos fundamentais:

Formação: capacitação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo.
Materiais Didáticos: obras literárias, obras de apoio, jogos e tecnologias educacionais.
Avaliações Sistemáticas
Gestão, Mobilização e Controle Social

O lançamento do PNAIC, na esfera municipal, será no dia 30, às 08h30minh no plenário da Câmara Municipal de Guarabira com a presença do prefeito Zenóbio Toscano.