Marcus decreta luto oficial de oito dias pelo falecimento do prefeito Zenóbio

O prefeito em exercício, Marcus Diogo, lamentou com profundo pesar o falecimento do prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano.

“Dia de muita tristeza, perdemos um líder, referência e grande amigo. Zenóbio Toscano jurou honrar sua palavra, compromisso, amor e trabalho pela cidade de Guarabira e o fez como um dos grandes homens públicos do Brasil. Resta a todos nós honrarmos o seu nome e o seu legado. Obrigado, Zenóbio! Vá em paz, que Deus e nossa Senhora da Luz o recebam de braços abertos.”, escreveu o prefeito em exercício nas suas redes sociais.

Em Guarabira será decretado luto oficial de oito dias pelo falecimento do prefeito. Zenóbio nasceu na cidade de Ingá, no dia 4 de setembro de 1945. Era casado com a ex-prefeita, Léa Toscano, e pai de quatro filhos, dentre eles, a deputada estadual, Camila Toscano.

Começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Depois foi eleito deputado estadual por cinco vezes.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013/2016. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017/2020, tendo que se afastar das funções em 01/06/2019 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

LUTO OFICIAL
O Luto Oficial é uma homenagem póstuma, uma forma de manifestação de tristeza e do pesar do município e um reconhecimento dos serviços prestados pelo falecido.  Durante o luto oficial, a bandeira nacional é hasteada em todas as repartições públicas que a decretou a meio mastro. Geralmente é dado três dias, porém ao Chefe do Executivo no exercício do cargo pode-se elevar até a oito. Além disso, também coloca-se um laço de crepe na ponta da lança se ela estiver sendo conduzida em alguma cerimônia.