Marcus lamenta morte do ex-governador paraibano Wilson Braga

O Prefeito em exercício, Marcus Diôgo, lamentou a morte do ex-governador da Paraíba, em nota divulgou:”O falecimento do ex-governador Wilson Leite Braga, ocorrido na noite deste último domingo, 17 de maio, foi uma notícia que consternou a todos os paraibanos logo nas primeiras horas desta segunda-feira. Os municípios do nosso Estado, em sua totalidade, sentiram o golpe dessa grande perda pelo simbolismo desse homem público que deixou o legado, e a marca do seu trabalho, em cada reduto da Paraíba e na memória da nossa gente.

O povo de Guarabira, por tudo o que conquistou e pelo que preserva do governo Braga, também sentiu esse golpe e vem se irmanar ao sentimento de luto dos paraibanos. Todas as políticas são cambiantes e as facções não ensombram os maiores feitos de uma história. A Prefeitura Municipal de Guarabira, ora sob o comando do Prefeito em exercício Marcus Diôgo de Lima, evoca um período em que o seu Prefeito titular, Zenóbio Toscano de Oliveira, era também o gestor municipal na mesma época em que o saudoso Wilson governava o nosso Estado.

Na época, mesmo em posições políticas divergentes, Zenóbio Toscano e Wilson Braga sempre se respeitaram e, graças a esse bom entendimento, Guarabira teve seus frutos e o povo foi o maior beneficiado, com ações e obras importantes que ainda hoje fazem parte do nosso cenário e do nosso patrimônio social.

Neste período, Guarabira ganhou o Terminal Rodoviário, o Colégio Polivalente, o IPEP e os conjuntos residenciais que cresceram e se tornaram importantes bairros da cidade – como o Osmar de Aquino, o Clóvis Bezerra e o Mutirão.

Tudo fruto de uma parceria entre os governos Toscano e Braga, sem esquecer a participação do inesquecível Jáder Pimentel.

São por estes feitos, pela memória e reconhecimento, que a Prefeitura Municipal de Guarabira manifesta as suas condolências pela passagem do memorável governador Wilson Leite Braga.

São finalmente os votos, em caráter de gratidão e saudade, do Prefeito Zenóbio Toscano, do Prefeito em exercício Marcus Diôgo e finalmente do povo guarabirense, em nome da nossa Prefeitura Municipal.”

Wilson Leite Braga nasceu em Conceição (PB) no dia 18 de julho de 1931, filho de Francisco de Oliveira Braga e de Francisca Leite Braga. Foi casado com a ex-deputada Antônia Lúcia Navarro Braga com quem tem teve três filhos.  Lúcia Braga, como era conhecida, faleceu no último dia 8 de maio. Ao longo de sua vida, o ex-governador ocupou diversos cargos públicos, entre os quais: Deputado Estadual (1955-1967 e 2011-2015); Deputado Federal (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011); Vereador em João Pessoa (1993-1994); Governador da Paraíba (1983-1986) e Prefeito da capital entre 1989-1990.

Seu falecimento, em decorrência da COVID-19 ocorreu no fim da noite deste domingo, 17 de maio, em um hospital particular de João Pessoa onde estava internado desde o dia 1º de maio. Devido a morte ter sido causada pelo novo coronavírus, não houve velório.