Marcus participa da Missa em comemoração aos 17 anos do Santuário Frei Damião

O prefeito Marcus Diôgo esteve participando neste domingo (19) da Missa Solene presidida pelo Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, em comemoração pelos 17 anos de instalação do Santuário Memorial Frei Damião.

Estiveram presentes na solenidade a deputada estadual Camila Toscano, os vereadores Jussara Maria e Ramon Menezes e o arquiteto e projetista da obra, o pernambucano Alexandre Azedo.

A inauguração ocorreu no dia 19 de dezembro de 2004, e fez circular por Guarabira, segundo a dados da Polícia Militar, mais de 80 mil pessoas. Para sua edificação foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, através do então bispo diocesano, Dom Antônio Muniz e o Monsenhor José Nicodemos, na época, Pároco da Catedral; de outro lado, a Prefeitura de Guarabira, que era administrada pela prefeita Léa Toscano, o Governo do Estado da Paraíba pelo governador Cássio Cunha Lima e de emendas destinadas pelo  deputado estadual Zenóbio Toscano.

Projetada pelo arquiteto Alexandre Azedo, o Memorial Frei Damião foi de autoria do paraibano e também arquiteto Gilberto Guedes, tendo como engenheiro responsável o senhor Argemiro Brito de França. Tendo as obras iniciadas em 27 de março de 2000.

O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico da Diocese de Guarabira Dom Jaime Vieira Rocha em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes. Com a medida lá podem ser realizados casamentos e batizados.

Com aproximadamente 34 metros de altura o memorial atrai turistas de vários locais e é a 7º maior estatua sacra do brasil. Apesar de cedido à Diocese, a atual administração tem colaborado constantemente com o local, a exemplo de limpeza do monumento e o apoio nas romarias.