Marcus participa do lançamento do livro “Raízes da Diocese de Guarabira”

O prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, participou na noite desta quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, do lançamento do livro “Raízes da Diocese de Guarabira”, escrito pelo Padre Reinaldo Miguel.

A cerimônia aconteceu no Seminário Propedêutico São José, no centro de Guarabira. Na oportunidade, estiveram presentes o bispo diocesano de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, além de padres, religiosos e religiosas e seminaristas da Diocese e diversas autoridades.

“É um momento muito importante na história de Guarabira e de sua Diocese, conhecer, através dessa grande obra do padre Reinaldo, um pouco de sua história, conhecer o passado é entender o nosso tempo”, destacou o prefeito Marcus.

SOBRE A OBRA

Raízes da Diocese de Guarabira é um ensaio dividido em três capítulos. O primeiro deles, “A gênese eclesial da Diocese de Guarabira”, traz, dentre outras questões, o papel da Igreja e sua relação com o desbravamento dos sertões da Capitania da Paraíba, o desenvolvimento do catolicismo na região do Brejo Paraibano, os papéis de Dom Adaucto e Dom Mário de Vilas Boas. Já o segundo, “Pressupostos eclesiais à instalação canônica da Diocese de Guarabira”, destaca a influência do Concílio do Vaticano II e do Pacto das Catacumbas, que contribuíram para que Dom José Maria Pires realizasse uma reforma na Arquidiocese da Paraíba, adubando a semente da qual germinaria nossa Diocese. “Fundação da Diocese de Guarabira”, último capítulo, debruça-se sobre a caminhada pastoral da Região Episcopal do Brejo, na qual evoluíram não apenas os movimentos religiosos sociais motivados pelo contexto situacional da época, mas também a pastoral vocacional, viabilizando, enfim, a instalação da Diocese de Guarabira e a posse do seu primeiro pastor, Dom Marcelo Pinto Cavalheira.