O prefeito em exercício, Marcus Diôgo, recomendou por meio da Portaria GAPRE nº 124, de 20 de março de 2020, o fechamento do shopping por alguns dias, tomando como exemplo outros estabelecimentos do tipo no Estado da Paraíba. “A medida é preventiva, infelizmente não gostaria de recomendar isso, mas queremos que toda esta crise passe com o mínimo de reflexo possível em nossa cidade”, explica o prefeito em exercício.
Também foi recomendado o fechamento temporário de academias e centros de ginásticas, parques, além de cinema (que já noticiou na imprensa local estar temporariamente suspenso).
A medida ainda orienta o comércio em geral a prever os cuidados necessários com seus funcionários e clientes, evitando a aglomeração de pessoas (hoje o foco principal do combate). Principalmente solicitando as agências bancárias (que vem tendo um grande fluxo de pessoas nos últimos dias) a disponibilizar um funcionário para abastecimento e limpeza dos caixas eletrônicos, além de orientar os clientes a fazerem o máximo de transação possível pelo meio digital.
“Gosto sempre de lembrar que estamos neste momento editando normas de recomendação. A nossa Secretaria de Saúde está diuturnamente vendo casos, observando as demandas, fazendo campanhas informativas e educativas para ter o mínimo de impacto possível que sabemos que essa crise irá deixar, porém, ao avançar dos fatos, a prefeitura poderá tomar medidas de obrigatoriedade (dentro do que lhe é de competência) que infelizmente afetará muitos, mas pensando sempre no bem da coletividade, sempre pensando nos nossos cidadãos e sempre pensando e rezando que tudo isso passe o mais depressa possível” , completou Marcus Diôgo.