Ministério da Cultura apresenta, no Teatro Geraldo Alverga, editais para produção cultural na Copa 2014

Representante da Regional Nordeste do MinC tirou dúvidas dos artistas da região sobre os procedimentos

editaisO chefe substituto da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Lúcio André, esteve palestrando na noite desta quarta-feira (16), no Teatro Geraldo Alverga, sobre dois editais do Governo Federal com vistas a disseminação de apresentações e produtos culturais durante o período da Copa Fifa 2014 nas cidades-sede que receberão os jogos.

O secretário de Cultura de Guarabira, André Filho, vários artistas locais, além de representantes de movimentos culturais de Guarabira e região estiveram presentes tirando as dúvidas sobre os procedimentos envolvidos nos editais.

editaisssO primeiro edital disponibilizará mais de R$ 18 milhões para a programação cultural durante da Copa, e é voltado para artistas, grupos, coletivos, e agentes culturais, pessoas físicas, e instituições privadas com ou sem fins lucrativos de natureza cultural, e grupos não instituídos juridicamente, e está aberto para inscrições até o dia 04 de novembro exclusivamente através do sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br

Nele existem 4 eixos, a saber:
Eixo Brasil das Artes – Dança / música / circo / teatro / literatura / artes visuais
Eixo Brasil Diversos – Manifestações tradicionais / Cultura Viva / Patrimônio
Eixo Brasil Criativo – Arquitetura / moda / artesanato / design / gastronomia
Eixo Brasil Audiovisual – Audiovisual (média-metragem)

Os projetos selecionados poderão receber recursos que vão da ordem de R$ 60 a R$ 250 mil reais. Mais detalhes sobre o editai podem ser procurados pelos contatos: concursocultura2014@cultura.gov.br (61) 2024-2014. Representação Regional Nordeste / MinC – (81) 3117-8430

editaissJá o segundo edital é voltado para pessoas jurídicas e é voltado para a ocupação dos CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados, do PAC2. Que tem por objetivo integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

O valor total investido nesta ação é de R$ 3 milhões de reais. As inscrições também deverão ser feitas através do sistema Salic Web, disponível no site www.funarte.gov.br até o dia 13 de novembro.

Dúvidas sobre este edital ainda podem ser tiradas pelo email cepin@funarte.gov.br.