Monitores de Creches de Guarabira passam por Oficinas de Capacitação

Parceria entre Prefeitura de Guarabira e UEPB submetem profissionais das unidades da educação infantil do município à curso de “Formação da Educação Infantil: Dinâmicas de Leitura e Contação de Histórias”.

Redim800x600.DSCF2231Com a preocupação de ver os filhos do povo guarabirense recebendo tratamentos e cuidados dignos e de forma humanizada, A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Estágio da Educação Infantil: professores, alunos e coordenadores da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba – realizou durante toda manhã/tarde da última sexta-feira (9/08) oficinas de capacitação para os monitores de Creches do município de Guarabira. O evento ocorreu no auditório da AMECC – Associação de Menores Com Cristo em Guarabira.

A capacitação teve como tema “FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Dinâmicas de Leitura e Contação de Histórias”, com palestras, aulas práticas, debates, dentre outros. As Oficinas, como um todo, tiveram uma carga horária de 12 horas de duração. Sendo ministradas pelas professoras universitárias, pedagogas Emília Cristina Ferreira de Barros (UEPB) e Maria Rodrigues da Silva (UFPB), com a colaboração da também pedagoga Rita de Cássia Cavalcanti (UEPB) e uma turma de acadêmicos em Pedagogia da UEPB.

Redim800x600.DSCF2214Dentre os eixos explorados, o curso teve início com a palestra de abertura denominada “A lucidade na Educação Infantil: para além do espontaneísmo” – ministrada pela professora Emília Barros; e em seguida aconteceu a “Oficina de Contação de Histórias” – ministrada pela irreverente e carismática professora Maria Rodrigues (Mara). Durante à tarde, na reta final da capacitação, a professora Emília retornou com aulas práticas e demonstrativas expondo a “Oficina de jogos e brincadeiras”, com colaboração da turma de acadêmicas de Pedagogia da UEPB.

Redim800x600.DSCF2280O secretário de Educação, professor Raimundo Macedo, ao lado da coordenadora pedagógica Gracinda Pontes, se fez presente ao evento levando a sua palavra de incentivo e de apoio aos profissionais das unidades de acolhimento e de educação infantil do município. Ele disse que tem a consciência de que os monitores e monitoras têm grandes responsabilidades a cumprir durante esta gestão, mas que também, o mesmo está pronto para defendê-los naquilo que for de direito da classe, e assegura fazer um levantamento dos monitores de forma generalizada para levar até o prefeito Zenóbio Toscano para dialogar com o chefe maior do executivo acerca da possível equiparação de valores salariais com  os dos futuros Educadores Infantis, que estão com vagas abertas no atual Concurso Municipal de Guarabira que será realizado no próximo dia 29 de setembro.

Redim800x600.DSCF2379“É determinação do prefeito Zenóbio e da primeira-dama Léa Toscano buscar qualificar cada vez mais a educação oferecida nas creches e pré-escolas do município, investindo na formação continuada de seus profissionais, numa forma de garantir, como obrigação municipal, uma educação de qualidade, e ganhar a cada dia, mais a confiança por parte dos pais de crianças matriculadas em cada unidade de educação infantil de Guarabira”, destacou o secretário Raimundo.

Ainda estiveram presentes durante as Oficinas, as coordenadoras da Educação Infantil Rosellini Ferreira e Irenita Lima; além da pedagoga da SME, professora Nilma de Cássia Brito. Ao final do curso todos os participantes foram contemplados com o Diploma de conclusão da capacitação.

Clique AQUI e confira mais imagens do evento