Mulheres participam de encontro promovido pela Prefeitura sobre tipos de violência de gênero e como combatê-las

2014-03-19 17.09.20A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu um encontro na tarde desta quarta-feira (19), com representantes da Feira Geração Mulher.

Esse encontro foi realizado na sede da referida Secretaria e foi conduzida pela representante da pasta, Márcia Amaral. A Feira Geração Mulher é um grupo criado em 2013, formado por mulheres que atuam em diversos setores da sociedade, sejam em instituições públicas, privadas ou no âmbito doméstico, mas que trabalham em conjunto com serviços de artesanato, gerando renda ao município.

Este encontro teve o objetivo de levantar debates e discussões sobre os diversos casos de violência que afligem as mulheres, a exemplo das agressões verbais, físicas e psicológicas. Algumas mulheres presentes no encontro deram testemunhos de casos de violência que envolveram tanto a si mesmas quanto a outras pessoas.

Para dar maior aprofundamento ao tema abordado no encontro, a secretária Marcia convidou a delegada da Mulher em Guarabira, Juliana Brasil, que numa conversa com clima de “bate-papo”, mostrou para as mulheres que a violência nem sempre é perceptível, e em alguns casos tratados como algo normal. De acordo com Juliana, a estima das mulheres é agravada pela falta de respeito causada, na maioria dos casos, pelo companheiro, namorado ou marido.

Ao final do encontro, as mulheres agradeceram ao prefeito Zenóbio Toscano por ter proporcionado juntamente com Marcia Amaral esse importante momento onde se pôde falar de forma aberta sobre a violência de gênero e as várias formas de combatê-la, sob a orientação da delegada Juliana Brasil, que também aproveitou o momento para agradecer pelo convite, ao mesmo tempo em que parabenizou a Administração Municipal por esta iniciativa.