Na APL em JP: Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira recebe diploma de Mérito Cultural José Américo de Almeida

A envergadura é um reconhecimento da Fundação Casa de José Américo às iniciativas do atual Governo Municipal em prol da Cultura Local

5Em reconhecimento pelas iniciativas em favor da cultura guarabirense, a Fundação Casa de José Américo (FCJA), órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria da Cultura, o professor André Filho, Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, recebeu na última quarta-feira (18/12), às 19:00h, na sede da Academia Paraibana de Letras (APL), em João Pessoa, o Diploma do Mérito Cultural José Américo de Almeida, durante o evento “Inspirações Múltiplas”, que marcou as atividades desenvolvidas pela FCJA em 2013.

Além de André Filho, outras personalidades receberam o Diploma do Mérito Cultural, como: Agassiz de Almeida (escritor e constituinte de 1988); Genilson Machado Lima (Presidente da ONG AC Social) – defensor das causas em favor dos deficientes Pamela Bório (Jornalista e presidente de honra do Cendac) – pelas ações sociais voltadas ao artesanato paraibano; Pedro De Carli Santos (Gerente executivo de Articulação da Secult) – pela atuação cultural; Tião Lucena, jornalista, pela contribuição à história da Paraíba, e Wilson Guerreiro Pinheiro (compositor) – pela atuação reconhecida na composição de músicas clássicas na Paraíba.

9Durante a programação houve o lançamento de dois títulos editados pelo Governo do Estado através da FCJA: o “Catálogo bibliográfico Acervo de Cordel Leandro Gomes de Barros” – resultado de um trabalho que culminou na criação de um acervo próprio de literatura de cordel na biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes, tendo a obra mais de 200 páginas com a relação de todos os folhetos de cordel pesquisados e adquiridos. O outro título lançado foi a coletânea “Poetas do Interior” – projeto da FCJA que divulga poetas e seus trabalhos em cada um dos municípios paraibanos, sendo o primeiro deles a cidade de Guarabira, com 31 autores no volume 1.
Também foram relançados ao público cinco títulos de autores paraibanos: “A guerra de Princesa”, de Tião Lucena; “Ciclo vegetal”, Juca Pontes; “Na varanda do Cabo Branco”, Lourdinha Luna; “Tex no Brasil – O grande herói do faroeste” e “Tex no Brasil – Justiça a qualquer preço”, ambos de GG Carsan. Já a artista plástica Ana Garcia participou do evento com a exposição “Formas e Sentimento”, com peças em argila, dispostas em pontos estratégicos na sede da APL.

4O poeta repentista Oliveira de Panelas fez um recital poético durante o evento, destacando as ações culturais desenvolvidas pela FCJA e enaltecendo os escritores paraibanos. Durante o recital ele destacou o prefeito Zenóbio Toscano e o secretário André Filho no que se refere aos trabalhos desenvolvidos na área cultural de Guarabira.

O secretário André Filho disse ser muito grato pelo reconhecimento da FCJA, e que, graças às determinações e ações do prefeito Zenóbio Toscano em prol da cultura local, o município começa a ser valorizado também no cenário cultural paraibano.

14 12 1110 2 17

 

 

 

Outras Notícias