NASF Guarabira encerra etapa 2014 do Projeto Saúde no Território e conscientiza dezenas de crianças e adolescentes sobre sexualidade

Núcleo de Apoio à Saúde da Família teve como piloto alunos do 6º ano de escola municipal do Conjunto Mutirão, através da UBS local

10857927_857239314296255_8540496556502496_nEncerrou-se na última terça-feira (9/12) as atividades do PST – Projeto Saúde no Território, realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira. A confraternização entre palestrantes do NASF e alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria de Lourdes de Souza Amorim, do Conjunto Mutirão aconteceu na sala, aonde foi desenvolvido o projeto, a qual fica localizada no CIEC – Centro de Educação, Esporte e Cultura do município.

De acordo com Araceli Ferreira, coordenadora do NASF, o PST iniciou em agosto de 2014 como consequência de um estudo feito pela equipe do NASF, junto com a Unidade Básica de Saúde – UBS Mutirão, onde foi diagnosticado um alto índice de gravidez na adolescência. Dessa forma, foram construídas atividades semanais (todas as quartas-feiras), acontecendo no CIEC, com o importante apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Ação Social, esta última, através do CRAS Cordeiro e CREAS.

1470041_857239867629533_8283768679435159148_nAinda, conforme Araceli, o objetivo central do projeto é promover maior conscientização dos adolescentes do bairro sobre gravidez precoce e métodos contraceptivos. Foi construído um grupo com adolescentes da turma do 6° ano da escola municipal do bairro que possui cerca de 36 alunos matriculados com idade entre 10 e 14 anos.

As ações abordaram atividades lúdicas e dinâmicas para alcançar os objetivos propostos com a utilização de filmes educativos, criação de subgrupos de discussão, realização de escutas qualificadas com os profissionais envolvidos, palestra sobre sexualidade e realização de orientações em geral com momentos de discussão sobre dúvidas e mitos existentes sobre o assunto abordado.

Além da presença de Araceli, também prestigiou o encerramento das atividades do PST 2014, a professora Wládia Cristina, coordenadora do Mais Educação da SME.

ARACELI FERREIRA – COORDENADORA DO NASF

CLAUDIANE COSTA DA SILVA- Fonoaudióloga
FABRÍCIO JÁCOME GONÇALVES – Educador Físico
ISALDES STEFANO VIEIRA FERREIRA – Fisioterapeuta