NOVO NORMAL: 26º Avaliação mostra 100% das cidades paraibanas em estado de atenção

O Governo do Estado, através de sua Secretaria de Saúde, divulgou na tarde deste sábado (29 de maio) a 26º avaliação quinzenal do plano “Novo Normal PB”, que serve como base e orientação aos municípios paraibanos para o estado epidemiológico do Estado.

Na nova avaliação, a Paraíba conta com 211 municípios em bandeira laranja e outros 12 na bandeira vermelha, o que representa que todo o Estado está em sinal de alerta com o crescente número de casos nos últimos dias. Conforme a nota técnica divulgada pelo estado, houve um acréscimo de 5% no total de cidades em bandeira vermelha e, considerando os 223 municípios do estado, 95% estão em bandeira laranja.

A nova avaliação aponta ainda o crescimento da média móvel da taxa de transmissão da COVID-19, além do aumento na taxa de ocupação hospitalar dos leitos de UTI adultos com destaque para as regiões de Campina Grande e do Sertão Paraibano.

“Os esforços para que se contenha a evolução da situação pandêmica para pior dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas, por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus, como não aglomerar, fazer uso de máscara e manter a higiene das mãos”, reforça o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi.

A cidade de Guarabira volta a bandeira laranja a partir desta segunda-feira, o Estado deve nos próximos dias divulgar novo decreto sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outras medidas para as cidades que estão nessa classificação, como também as de bandeira vermelha. Preventivamente, desde a última semana, algumas medidas já foram tomadas pela administração municipal, a exemplo da antecipação do recesso escolar e a intensificação das campanhas volantes para orientar a população quanto ao crescente número de casos e evitar o descuido na adoção das medidas protetivas necessárias para o contágio causado pelo coronavírus.

Outras Notícias